quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Telefone via internet é testado em encontro

SÃO PAULO, 14 de junho de 2007 - Um sistema de ligações telefônicas feitas por meio de um aparelho para uso do serviço Voip - que consiste na transmissão de voz através do protocolo da internet em vez da tecnologia convencional - está sendo testado no 1º Encontro da Cultura Colaborativa (Ecco), em Salvador.

Segundo o coordenador de infra-estrutura tecnológica do encontro, Luiz Paulo Leite Machado, o equipamento permite a redução dos gastos com ligações em até 70%, além de realizar chamadas interurbanas sem custos. O aparelho foi cedido pela Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits).

"Com o Voip, estamos viabilizando toda a forma de contato telefônico que realizamos com palestrantes ou parceiros do evento", disse Machado, que coordena uma equipe de 18 pessoas do Projeto Casa Brasil.

O sistema foi instalado na sala de produção do evento e funciona da seguinte maneira: um cabo de rede e o telefone convencional são conectados ao aparelho, que se comunica com um servidor encarregado de fazer a ligação.

Machado explicou que a parte de infra-estrutura tecnológica do Ecco começou a ser instalada uma semana antes do início do evento, na terça-feira (11).

Toda área de 68 mil quilômetros quadrados do Sesc Piatã, local onde se realiza o encontro, está coberta por internet sem fio (wireless). Com o apoio de uma empresa privada, foram montados dois telecentros, cada um com 30 computadores com software livre.

Fonte: JB OnLine

Nenhum comentário: