quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O barato de telefonar via computador

A revista Veja testou para seus leitores o sites de ligações telefonicas via computador. O grande barato desta opção é que pode ser uma opção muito mais barata do que ficar preso aos serviços de uma Brasil Telecom que, em Mato Grosso, é praticamente monopolista. Vale conferir:

VoIP a sucessora do telefone
Por Fabiano Accorsi

O desafio que ainda impede o crescimento da tecnologia de voz sobre a internet, ou VoIP, é o número restrito de brasileiros que possuem internet rápida: 4,5 milhões entre 21 milhões de pessoas que acessam a rede. Possuir banda larga é um pré-requisito para que a conversa se dê pela rede sem falhas.

A principal vantagem da tecnologia VoIP é ser barata. As pessoas que dão preferência ao telefone virtual economizam em média 90% em chamadas internacionais, 40% em chamadas de longa distância e 30% em chamadas locais. A associação das operadoras de telefonia fixa estima que um terço das chamadas do Brasil para o exterior já seja feito pela internet.

O software de VoIP mais conhecido é o Skype. Existem outras 47 empresas autorizadas pela Anatel nesse mercado. Os serviços de VoIP diferenciam-se pelo tipo de interface utilizado: softphone, ATA, telefone IP e wi-fi (veja informações comparativas abaixo). Também variam na forma como as chamadas são cobradas: por meio de créditos pré-pagos ou mensalidades. Há ainda outras diferenças, conforme notou a economista paulista Beatriz Leitão, de 42 anos. A pedido de VEJA ela testou quatro alternativas VoIP e encantou-se com o aparelho wi-fi. Beatriz utilizou números para teste cedidos por quatro das cinco maiores operadoras VoIP do Brasil, de acordo com ranking da consultoria Teleco*.

Tipo de interface VoIP: SOFTPHONE

O que é: um software que permite efetuar ligações para qualquer número de telefone fixo, celular ou outro VoIP. Há serviços que somente efetuam as ligações, como o UOL Fone ou o Terra VoIP, e outros que também recebem chamadas, entre os quais o mais popular é o Skype.
O que é preciso para instalar: fazer o download do software, plugar no computador o microfone e, se desejável, a webcam. Comprar créditos para fazer chamadas para telefones fixos ou celulares. As ligações entre computadores costumam ser gratuitas.
Principal vantagem: entre os serviços de VolP oferecidos no Brasil, o softphone é o único que permite empregar uma câmera na conversa.
Serviço testado por Beatriz: SKYPE
Sua avaliação: "Eu uso diariamente esse serviço para economizar na conta de telefone. Em algumas ocasiões, as ligações feitas para telefones fixos dão eco, especialmente em interurbanos. Há outros dois problemas: o computador deve ficar ligado para fazer ou receber ligações e a cobrança do cartão de crédito se dá em euros. Às vezes a fatura vem mais alta do que eu espero por causa do câmbio".

Tipo de interface VoIP: ATA (Adaptador de Telefone Analógico)

O que é: um adaptador que faz a conexão de um telefone comum à rede, transformando-o em telefone VoIP.
O que é preciso para instalar: basta conectar o ATA aos cabos da internet e do telefone. Não é preciso ter um computador no ambiente (basta ter o ponto de rede).
Principal vantagem: pode ser conectado a um telefone sem fio, o que amplia sua mobilidade.
Serviço testado por Beatriz: NET FONE via EMBRATEL
Sua avaliação: "Financeiramente compensa ter um pacote de internet, televisão a cabo e VoIP. Como eu uso os três serviços em casa, unificar o fornecedor me traria descontos. Mas fiquei desapontada porque o som saiu abafado e as pessoas tiveram dificuldade para me ouvir. Reclamei e os técnicos da Embratel conseguiram atenuar o problema com facilidade".

Tipo de interface VoIP: TELEFONE IP

O que é: um telefone com fio e visor, pelo qual se podem identificar as chamadas.
O que é preciso para instalar: ligar os cabos às entradas na parte de trás do aparelho para que receba energia elétrica e acesso à internet. Assim como o ATA, o telefone IP dispensa a intermediação de um computador.
Principais vantagens: display de chamadas e agenda com memória para até 100 números.
Serviço testado por Beatriz: GVT-VONO
Sua avaliação: "Funcionou bem, mas tanto o aparelho quanto o serviço são caros. Pela GVT-Vono o preço da ligação local é igual ao preço do DDD e do DDI para os Estados Unidos: 25 centavos por minuto. Há operadoras mais baratas. O aparelho custa cerca de 800 reais. Em minha opinião os preços não compensam".

Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário: