quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Novas tecnologias WiFi podem «revolucionar» Internet móvel

De acordo com a consultora Frost & Sullivan o desenvolvimento de novas tecnologias sem fios está a preparar a chegada de grandes mudanças a nível da Internet de banda larga móvel. Na pole position encontram-se as tecnologias 3G Long Term Evolution (LTE), xMax e Mobile WiMax.

A informação é avançada por um relatório da consultora citado pelo portal Vnunet.

Para já, apesar de os standards de WiMax ainda não estarem adaptados para a utilização de VoIP para telemóveis, a tecnologia Mobile WiMax apenas deverá chegar os computadores ultra-mobile e não ao mercado de smartphones, refere o portal.

Estes aparelhos deverão começar a utilizar tecnologias emergentes, como a xMax, que poderá permitir às operadoras criarem pacotes mensais de chamadas e SMS ilimitados a preços relativamente baixos.

A tecnologia xMAx é aliás apontada por alguns analistas como a primeira tecnologia de quarta geração (4G) a chegar ao mercado, o poderá suceder já em 2008.

Já a 3G LTE, que ainda não é um standard aceite, poderá ter características de performance superiores à Mobile WiMax.

Para Luke Thomas, programme manager da Frost & Sullivan, a introdução desta tecnologia nas redes celulares implica uma melhoria do hardware para ser suportada.

As operadoras estão constantemente à procura de manter os seus lucros ao mesmo tempo que aumentam o lucro médio por utilizador.

«A dependência das operadoras pelos serviços de voz para aumentar os seus lucros médios por utilizador não pode continuar a ser um factor importante devido à saturação do mercado e às várias alternativas como o VoIP e as tarifas reduzidas de chamadas locais e de roaming impostas por políticas de regulação» defende Luke Thomas.

«O resultado é que as operadoras estão agora à procura de novas tecnologias de banda larga móvel para aumentar o lucro médio por utilizador em aplicações de dados para continuarem a obter lucros a longo prazo» conclui.

O estudo prevê que este longo prazo traga novos mercados às operadoras, nomeadamente na disponibilização de serviços de transmissão de dados a baixo custo, mesmo que para tal tenham de ter um investimento significativo.

Fonte: Sapo-PT

Nenhum comentário: