quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Atualização do Asterisk 1.6

Asterisk 1.6 está tomando forma com algumas características do Asterisk 1.2 e 1.4 que já estão consolidadas e com novas funções do plano de discagem (dialplan).

Abaixo estão algumas das últimas atualizações para esta nova versão:

AMI - O gerenciador (TCP/TLS/HTTP)
As funcionalidades adicionadas incluem: suporte a TLS para a interface de gerenciamento e servidor HTTP, opção de redirecionamento URI para o servidor HTTP embutido, GetConfigJSON (ação que retorna o conteúdo dos arquivos de configuração do Asterisk no formato JSON), uma ação de "Bridge" que permite unir 2 canais que estão ativos no sistema e a ação "ListAllVoicemailUsers” que permite capturar a lista de todas as configurações do correio de voz dos usuários.

Funções do Dialplan
As funcionalidades adicionadas incluem:a função DEVSTATE() que permite capturar qualquer estado de um dispositivo no dialplan, uma nova opção do Dial() para os IPFones não contarem as chamadas classificadas como "perdidas" quando o tempo espira ou é cancelado, LOCK(), TRYLOCK() e UNLOCK().

Mudanças no CLI
Incluído o comando no CLI ‘core show channels count’ e a possibilidade de configurar o core debug e o valor do verbose por arquivo.

Mudanças no SIP
As funcionalidades adicionadas incluem: um melhoramento no suporte a NAT e STUN, uma nova forma de comparar requisições de chegada, “busy-level” para configurar o nível que um dispositivo pode ser considerado como ocupado pelo Asterisk, o novo comando de tempo real chamado “sipregs”, para solicitar os dados de registro do SIP, mais suporte ao T.140 em tempo real no SIP/RTP, novas variáveis para a transferência da ligação e um novo cabeçalho que é mostrado para ligações canceladas atendidas por outros telefones.

Mudanças IAX2
As funcionalidades adicionadas incluem: opção de configuração trunkmaxsize para o chan_iax2, opção srvlookup para o iax.conf e suporte para OSP.

Mudanças DUNDi
As funcionalidades adicionadas incluem: possibilidade de especificar argumentos para a aplicação Dial quando utilizar o DUNDi no dialplan, possibilidade de configurar pesos para respostas dinâmicas, funções no dialplan (DUNDIQUERY e DUNDIRESULT) que permitirá iniciar uma pesquisa DUNDi a partir do dialplan e encontrar quantos resultados houverem assim como acessar cada um.

Mudanças ENUM
Adicionado 2 novas funções no dialplan (ENUMQUERY and ENUMRESULT) que permitirá iniciar uma pesquisa ENUM a partir do dialplan acessando o resultado sem a necessidade de fazer múltiplas requisições DNS.

Mudanças Voicemail
As funcionalidades adicionadas incluem: possibilidade de customizar quais arquivos de som serão utilizados para alguns prompts dentro de uma aplicação Voicemail, adicionado o comando no CLI “voicemail show users”, suporte a linguagem "tw", suporte para armazenar saudações e possibilidade de customizar as mensagens para as teclas de encaminhamento, reverso, parar e pausa.

Fonte: AsteriskBlog

Nenhum comentário: