terça-feira, 14 de agosto de 2007

Como o VoIP pode melhorar sua empresa

As empresas brasileiras podem se beneficiar bastante das tecnologias de voz sobre IP. É preciso largura de banda, equipamentos adequados e suporte de fornecedores idôneos.

Por Billy Souto Maior

Mesmo os viajantes assíduos ainda sentem um frio na espinha ao embarcar em novos vôos. A analogia se aplica perfeitamente à tecnologia de voz sobre IP (VoIP), assunto cada vez mais discutido no Brasil. Por estarmos em um mercado bastante tradicional de telecomunicações, muitas empresas não sabem ao certo até que ponto vale a pena mudar toda a estrutura para embarcar neste vôo.

É mais econômico? Quanto vamos economizar durante um ano? Vai ter qualidade na comunicação? São algumas das principais dúvidas das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Não importa o ramo ou a experiência de mercado, no fundo todas querem saber se a migração para VoIP vai trazer benefícios – sobretudo ligados à área financeira.

Antes de responder, temos que desmistificar o VoIP. Nada mais é do que um serviço de telefonia pela internet, hoje já bem comum e utilizado por 43% das empresas mundiais, de acordo com uma recente pesquisa conduzida com 1,5 mil profissionais de 45 países. O resultado se traduz em incremento de 152% em relação aos dados coletados em 2002, quando apenas 17% das empresas pesquisadas adotavam a solução.

Não se trata apenas de vantagens econômicas, embora a grande maioria das empresas considere os cifrões requisitos básicos. O VoIP, em comparação com a telefonia convencional, utiliza a comutação por pacotes, via internet, e não por circuitos, o que a torna mais inteligente no aproveitamento dos recursos existentes, maximizando os canais anteriormente usados apenas para dados. Em outras palavras, você pode ter diferentes interconexões com operadoras de várias partes do planeta, sem a necessidade de estar fisicamente conectado a elas. Cria-se um leque bem maior de opções.
Preço não é tudo

Preço é importante, porém, é preciso saber como implementar o sistema nas empresas para não haver problemas futuros. É fundamental ter links com largura de banda suficiente (e disponível), além de equipamentos adequados, bem como o suporte de empresas idôneas. Há no mercado, hoje, uma série de empresas que, embora possuam licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), e muitas outras nem isso possuem, não entregam o serviço com qualidade. O motivo é simples: utilizam companhias no exterior.

Em casos assim, o cliente precisa comprar créditos com cartão internacional, não garantindo suporte e nenhuma qualidade. Outras ainda baixam programas da internet, se aproveitando da inexperiência dos gestores e dos próprios clientes.

Outro ponto a ser destacado é a cultura da equipe, que precisa ser conscientizada sobre a melhoria e, obviamente, dos resultados que o VoIP pode trazer.

Sem dúvida, as empresas devem banir o medo da tecnologia VoIP, que possibilita uma comunicação eficiente a baixo custo, em um mundo que, a cada dia, necessita de respostas mais rápidas e diferencial competitivo. Por isso, empresas brasileiras, bem-vindas ao mundo VoIP.

Fonte: Webinsider

Nenhum comentário: