terça-feira, 28 de agosto de 2007

Empresa 2.0: conceito combina Web 2.0 com sistemas de comunicação unificada

A Siemens Communications, uma das fabricantes de produtos de comunicações abertas para empresas, recentemente encomendou um estudo do IDC para examinar como o mercado corporativo tem combinado comunicações unificadas, tecnologias Web 2.0 e aplicativos para melhorar as operações de negócios. Um documento que reúne as principais conclusões do estudo pode ser encontrado aqui (em inglês).

O relatório introduz o conceito de “Empresa 2.0”, sugerindo que colocar lado a lado a implementação da Web 2.0, comunicações unificadas e aplicações de negócios existentes podem permitir a existência de novas formas de trabalho.

Em uma nota sobre os resultados do estudo, Mark Winther, vice-presidente do grupo IDC para telecomunicações diz: “Com todas as capacidades móveis e a dinâmica de colaboração exigida pelos times virtuais, a ameaça de que as comunicações fragmentadas sabotem os objetivos da corporação de alcançar maior produtividade e competitividade a menores custos é cada vez maior.

O que é preciso, diz ele, são ambientes de comunicações abertos que combinem comunicações unificadas com plataformas de TI e processos de integração de negócios ao lado de outras capacidades de dinamização.

A pesquisa ouviu executivos de 100 organizações norte-americanas com mais de 5 mil funcionários. Mais da metade (62%) deles acredita que o número de funcionários móveis vai aumentar e 40% apostam que o número de times virtuais dentro da companhia também vai crescer.

Apesar de 89% das grandes empresas americanas ouvidas concordarem que o ambiente da Empresa 2.0 dentro de um time virtual é importante ou muito útil, apenas 22% das companhias já desenvolveram características para os serviços pesquisados.

“Há tempos defendemos que o VoIP e o desenvolvimento de comunicações unificadas devem levar em conta as melhorias nos processos de negócios. Temos observado que a integração dos aplicativos de negócios em uma plataforma de comunicações unificadas é um importante objetivo de convergência em longo prazo”, avaliam Steve Taylor e Larry Hettick, analistas da Network World.

Além disso, eles afirmam que adicionar planos de negócios que integrem a Web 2.0 ao que a IDC chama de ambiente de Empresa 2.0, é um dos passos adicionais para a trajetória de convergência e faz sentido tanto para melhorar as comunicações interna quanto externamente.

Fonte: COMPUTERWORLD

Nenhum comentário: