sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Gizmo Call permite chamadas VoIP gratuitas a partir do browser

A SIPhone anunciou o lançamento do Gizmo Call, um novo serviço que permite fazer e receber chamadas VoIP a partir do browser utilizado para navegar na Internet. Ao contrários dos serviços convencionais, que exigem o download de uma aplicação para o computador, o Gizmo Call necessita apenas de um plug-in de flash, disponível no site do serviço.

Funcionando num endereço específico www.gizmocall.com/, diferente do Gizmo Project, o serviço pede apenas aos utilizadores para escrever o número para o qual querem ligar num campo de específico, antecedido pelo código do país. Em alternativa os utilizadores podem simplesmente inserir o número na barra de endereços do navegador, após o URL.

O serviço é gratuito e tal como o Gizmo Project permite ligar para linhas fixas e móveis de sessenta países, entre os quais se inclui Portugal, mas apenas para números fixos. Contudo, o Gizmo Call apenas permite telefonemas gratuitos de cinco minutos por dia. Mesmo assim, os utilizadores podem duplicar o tempo de conversação registando-se no serviço.

Para aqueles que pretendem ter mais tempo de conversação online, os responsáveis da empresa sugerem que os utilizadores adiram ao "Call Out", para o qual será necessário o pagamento de 10 dólares.

Por enquanto o serviço baseado em browser está apenas disponível para os sistemas operativos Windows e Mac embora, dentro de 30 dias, seja lançado o suporte a Linux. O Gizmo Call funciona com o Internet Explorer, Opera, Firefox e Safari e necessita da instalação do Adobe Flash 9 no computador do utilizador.

Note-se que o Gizmo Project tem a funcionar uma aplicação dedicada de VoIP que já suporta os sistemas operativos Windows, Mac e Linux.

Fonte: Sapo.pt

Nenhum comentário: