quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Qual é o melhor modelo regulatório para VoIP?

Até o momento, a Anatel preferiu não regulamentar a oferta do serviço de VoIP. Mas, será esse o melhor modelo a ser aplicado no Brasil? Esse e outros temas ligados voltados para a discussão sobre a evolução regulatória da plataforma IP serão debatidos no painel "Modelo de Negócio em VoIP em face da Regulamentação Vigente", no IP Communications Brasil 2007, evento que acontecerá de 06 a 08 de novembro, na capital paulista.

O painel, que será realizado no dia 07 de novembro, de 14:45 às 15:30hs, contará com a participação de representantes de entidades e provedoras de serviços ligados à oferta de VoIP. Uma das questões mais emblemáticas da discussão é a liberação - até agora não definida pela Anatel - de um plano de numeração específico para as empresas que solicitaram as licenças de SCM - Serviço de comunicação Multimidia.

Essa era uma das determinações do SCM quando do seu lançamento, mas o Conselho Diretor da Anatel possui dúvidas sobre a necessidade de conceder essa numeração, principalmente, porque há um interesse também das provedoras em conquistar as licenças de Serviço de Telefonia Fixa Comutada.

Nos Estados Unidos, a maior provedora VoIP do País, a Vonage, enfrenta uma grave crise financeira em função da força de Poder Dominante de Mercado que as operadoras tradicionais impuseram ao setor com relação à interconexão de redes.

Aqui no Brasil, a postura das concessionárias ainda não radicalizou, mas muitas já começam a admitir que VoIP influencia nas suas receitas de voz.

Fonte: Convergência Digital

Nenhum comentário: