sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Migração para Telefonia IP: O Novo Desafio dos CIOs

Que o VoIP chegou para ficar, já se sabe. E a tendência é que o tráfego de voz na internet aumente cada vez mais. Está aí o "fenômeno" Skype para comprovar o sucesso da tecnologia. Mas e agora, qual o próximo passo?

São Paulo, setembro de 2007 - Depois de comprovar na prática a redução dos custos com interurbanos por meio da adoção da tecnologia de voz sobre IP (VoIP), o mercado corporativo já caminha para a evolução, rumo à telefonia IP pura, que além de simplesmente trafegar voz e dados em uma mesma rede, requer o uso de recursos avançados de telefonia, a criação de aplicações customizadas de acordo com a atuação de cada organização e a possibilidade de começar a desenhar um projeto detalhado de comunicação unificada para toda a base de usuários. Já no âmbito de Governo, especialmente nos municípios, a solução de VoIP começa a penetrar com projetos pilotos.

Mas seja de Governo, ou do Setor Privado, a migração para a telefonia IP é o novo desafio dos CIOs. Pelo menos na opinião de José Alberto de Matos, Gerente de Marketing e Vendas para a América Latina da Philips Business Communications, que apresenta palestra sobre o tema, durante a realização do CIO Brasil GOV 2007, promovido pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF), no final deste mês, na Bahia.

"Há tempos se fala na convergência tecnológica das aplicações de voz e dados e, finalmente, este momento chegou. Estamos iniciando a fase de transição, onde tecnologias tradicionais se mesclam às plataformas baseadas em protocolo IP. Cabe agora ao profissional de TI gerir esta transição, planejando e executando, nos próximos anos, um plano consistente de migração para ToIP, sem impactar na qualidade do serviço; que continua sendo prestado aos usuários destes sistemas. Sem dúvida alguma, um grande desafio!", afirma o executivo.

Sobre o CIO BRASIL GOV 2007: O evento terá a presença de 100 executivos de TIC do setor governamental, escolhidos e convidados especialmente pelo ISF para estabelecer e ampliar relacionamentos e conhecer as novas tecnologias aplicadas ao Setor Público. Entre os temas que estarão na pauta do encontro estão Governança Corporativa, Business Inteligence, Wireless, VoIP, Inclusão Digital, Certificação e Notas Fiscais Eletrônicas (NFEs) e Segurança. Para promover um ambiente adequado para a troca de experiência entre os participantes e a prospecção de negócios, toda a programação é calcada sobre atividades dinâmicas, com a oferta de diversos espaços de destaque para a Indústria do Setor: Interacts, NetworkPoint, Keynotes especiais, Pesquisas, Painéis, Grupos de Interesse, Almoços, Jantares, Coquetéis e Atividades de Entretenimento. Confira a relação de órgãos de Governo participantes em www.ctcom.com.br/lista.htm .

Fonte: SEGS

Nenhum comentário: