terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ericsson testa web móvel em áreas rurais

SÃO PAULO - A Ericsson está testando o uso de redes móveis para levar o acesso à internet de modo econômico para áreas rurais do mundo.

A idéia é levar o acesso à internet a regiões remotas do mundo, onde seria mais caro construir redes com cabos de fibra óptica do que implementar redes móveis.

Este mês, a fabricante nórdica vai construir uma rede no padrão móvel WCDMA/HSPA na região de Chennai, na Índia. A rede terá alcance para atender 18 vilarejos e 15 cidades da região.

Segundo a Ericsson, a rede permitirá levar às vilas isoladas programas de ensino à distância, TV pela internet e ferramentas de VoIP, além de acesso banda larga à internet.

A fabricante afirma que o padrão WCDA/HSPA apresenta a melhor relação custo/benefício para atender regiões isoladas no mundo. A solução HSPA , diz a Ericsson, oferece velocidades para download de até 14,4 Mbps e de upload de até 1,4 Mbps.

Segundo a Ericsson, os usuários poderão receber dados a uma velocidade em média 20 vezes mais rápida do que uma conexão GSM/GPRS. Evoluções futuras poderão aumentar a velocidade HSPA para download para até 42 Mbps, com upload de até 12 Mbps, avalia a desenvolvedora. A Ericsson possui equipamentos HSPA para várias freqüências de 850 MHz até 2,6 GHz.

Fonte: INFO OnLine

Nenhum comentário: