segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O VoIP é simples e qualquer empresa pode usar

Informações: Uma pesquisa realizada recentemente pelo Forrester Research apontou que a tecnologia de voz sobre protocolo de Internet (VoIP) apresenta complexidades que dificultam sua difusão. É sobre este tema que discutiremos nas linhas abaixo. Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre este sistema e claro, quais as vantagens que temos ao optar por ele.

Por meio dessa pesquisa, feita com usuários de VoIP, a Forrester Research identificou que, apesar de apresentar a vantagem de menor custo, a tecnologia ainda é muito difícil de ser utilizada por usuários do mercado de massa.

Nenhum de nós está acostumado a adotar um serviço, um sistema ou um conceito que não conhecemos. Este princípio se aplica, inclusive, para produtos. Antes de adquiri-los é muito importante conhecê-los e bem.

Entre as principais dúvidas das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte estão: é mais econômico? Quanto vamos economizar durante o mês? Teremos qualidade na comunicação? Não importa o ramo, ou se estão na estrada há décadas, no fundo todas querem saber se a migração para VoIP vai trazer benefícios, principalmente os que estão ligados à área financeira.

Mas antes de responder a estas perguntas, é fundamental desmistificar o VoIP, que é um serviço de telefonia pela Internet, muito comum e já utilizado por 43% das empresas mundiais, de acordo com levantamento com 1,5 mil profissionais de 45 países, recentemente, pela Systimax Solutions. O resultado traduz um incremento de 152% em relação à mesma pesquisa realizada em 2002, quando apenas 17% das empresas pesquisadas adotavam a solução.

O VoIP, em comparação com a telefonia convencional, utiliza a comutação por pacotes, via Internet, e não por circuitos, o que a torna mais inteligente no aproveitamento dos recursos existentes, maximizando assim os canais anteriormente usados apenas para dados. Em outras palavras, você pode ter diferentes interconexões com operadoras de várias partes do planeta, sem ter a necessidade de estar fisicamente conectado a elas, ou seja, com um leque muito maior de opções para enviar o seu tráfego de telefonia. Tecnicamente, os serviços de VoIP convertem o sinal de voz em um sinal digital que trafega pela Internet.

Já com relação à forma de cobrança, enquanto a do telefone tradicional migra de pulsos para minutos, muita gente já partiu para os kilobits ou megabits por segundo para economizar nas ligações adotando a tecnologia de VoIP. Já que fazer chamadas usando a rede IP é, de fato, muito mais econômico. A economia pode ser de até 80% em relação a uma chamada convencional. Aliás, destaco essa como uma das principais vantagens do uso do sistema VoIP.

Também é muito importante saber como implementar o sistema nas empresas, para não haver problemas futuros. Entre o que é preciso saber antes de adotar o sistema estão: é fundamental ter links de internet disponíveis e equipamentos adequados, bem como o suporte de empresas idôneas, já que hoje existem diversas companhias que, embora possuam licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), e muitas outras nem isso possuem, não entregam o serviço com qualidade. O motivo é simples: utilizam empresas no exterior. Nestes casos, o cliente necessita comprar créditos com cartão internacional, não garantindo suporte e nenhuma qualidade. Outras ainda baixam programas da Internet, aproveitando a inexperiência dos gestores.

É preciso também criar a cultura do novo tipo de serviço junto a equipe, conscientizar sobre a melhoria e, obviamente, dos resultados que o VoIP pode trazer. E, sem dúvida, as empresas devem banir o medo desta nova tecnologia, que possibilita uma comunicação eficiente a baixo custo, em um mundo que, cada vez, necessita mais de respostas rápidas e diferencial competitivo. Dessa forma, quem melhor se comunicar e souber valorizar o elo com seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores estará na frente.

Fonte: Patricia Nunes de Brito é gerente de Produto e Comercial da Matrix Internet. Atua na área de marketing há oito anos, sendo destes, três na área de telecomunicação. Já trabalhou na área editorial e tecnológica, no desenvolvimento e implementação de novos produtos, serviços e canais de vendas, tanto no mercado interno como no externo.

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