quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Comunicações unificadas podem congestionar redes

Entre quatro de cada dez empresa já sofreram problemas de desempenho de aplicações por conta da convergência

Mais empresas estão caminhando para adoção das comunicações unificadas (unified communications ou UC), majoritariamente por conta da melhor eficiência e da redução dos custos que elas proporcionam.

Enquanto a maioria dos projetos hoje ainda tem dimensões pequenas e limitadas, os usuários estão descobrindo que existe um lado não tão glamuroso no conceito: um significativo aumento no tráfego de rede que pode reduzir a performance das aplicações e causar outros problemas, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27/08).

Realizado com 576 usuários de comunicações unificadas, o levantamento verificou que em 75% das empresas, um quarto do seu tráfego de rede nos últimos três anos consistia de aplicações de UC como VoIP, mensagens unificadas e mensagens instantâneas. O estudo foi conduzido pela Network General Corp, que consultou clientes em todo o mundo.

"Aproximadamente 40% das empresas já teve problemas de desempenho em suas aplicações devido à convergência da comunicação com a rede IP", destaca o estudo. "Os departamentos de TI estão vendo seus ambientes ficarem cada vez mais complexos uma vez que cada novo serviço é distribuído com ferramentas de administração próprias", disse James Messer diretor de marketing técnico da Network General.

Os respondentes indiciaram que o crescimento das comunicações unificadas deve continuar: apenas 9% disseram que ainda não usam o conceito em suas empresas.

Fonte: Itweb

Nenhum comentário: