Confira algumas dicas para não ser enganado na hora de fechar contrato com uma operadora VoIP
A tecnologia de voz sobre IP (VoIP) é uma grande aliada dos empresários na hora de economizar nas ligações telefônicas. Mas, para escolher uma empresa que ofereça os melhores preços e serviços, é preciso ficar atento. Confira dez dicas elaboradas pela consultoria da área de telefonia Teleco e veja o que levar em conta antes de fechar um contrato com uma prestadora de serviços VoIP.
1. Defina claramente os objetivos para os serviços a serem contratados, e elabore um documento de especificação.
Ex.: redução de custos, atualização da infra-estrutura de serviços de voz, adoção de serviços avançados de voz, convergência de redes, e etc.
2. Defina claramente as alternativas para o caso de falha total ou parcial dos novos serviços. É importante incluir na especificação requisitos para prover alternativas de rota e redundância para os serviços a serem contratados. Opcionalmente podem ser mantidas algumas das linhas convencionais existentes para eventuais emergências.
3. Faça um levantamento da situação atual do serviços de voz existentes e elabore um documento com esses resultados.
Ex.: número de linhas existentes, número de ramais, custo de ligações locais, longa distância nacional e internacional, custo de ligações para celulares, custo de manutenção e atualização do sistema atual, etc.
4. Faça uma pesquisa entre as operadoras de serviços VoiP e selecione pelo menos 3 para solicitar propostas comerciais. Pode ser interessante fazer uma pesquisa junto a Anatel e aos órgãos de proteção do consumidor para saber se as operadoras têm problemas com suas licenças ou com os seus clientes. Uma pesquisa junto a grupos de discussão na internet também pode ser uma boa fonte de informações. Procure também entrar em contato como os clientes ativos das empresas selecionadas.
5. Ao analisar as propostas, procure verificar se todos os itens da sua especificação foram atendidos. É importante verificar o SLA (acordo de nível de serviço) pretendido versus o oferecido pela operadora, parâmetro como atraso e perda de pacotes, suporte técnico local, tempo de reparo, e etc.
6. Ao definir a operadora, inclua no contrato os serviços a serem prestados e os principais parâmetros negociados para esses serviços, além do cronograma de instalação. É importante incluir os parâmetros de SLA negociados, e os tempos de reparo e atendimento, em caso de manutenções ou novas atuações.
7. Faça uma pesquisa periódica junto aos usuários para acompanhar o andamento do serviços prestados. É importante saber se os usuários percebem os benefícios obtidos com os novos serviços e quais as eventuais alterações ou aprimoramentos necessários.
8. Faça um acompanhamento periódico do serviço prestados, verificando os seus índices de desempenho. É importante verificar se os objetivos pretendidos estão sendo atendidos e solicitar, sempre que seja necessário, que a operadora contratada faça os ajustes cabíveis. Use também os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários para este fim.
9. Ao renovar o contrato dos serviços prestados, verifique as novas condições do mercado. É interessante verificar a possibilidade de inclusão de novas funcionalidades ou tecnologias, ou mesmo alterar os custos em função das novas condições do mercado. Ganhos de escala ou de barateamento de redes e tarifas podem ser objeto de reavaliação de custos.
10. Em casos extremos de não cumprimento dos serviços contratados, as reclamações podem ser encaminhadas para a Anatel ou para os órgãos de proteção do consumidor.
Fonte: GLOBO.com
terça-feira, 4 de setembro de 2007
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