quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Emater adota telefonia sobre IP

Será o primeiro órgão do governo com esse sistema

AEN

Com unidades espalhadas em 393 municípios, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) será o primeiro órgão governamental a implantar um sistema de telefonia IP, ou voz sobre protocolo IP (VoIP). Atualmente, a empresa não possui nenhum sistema de integração de voz entre as suas unidades, o que significa que todas as comunicações telefônicas são tarifadas, realizadas através da rede pública de telefonia e utilização de uma operadora de telecomunicações.

Para implantação do sistema VoIP será utilizada a mesma infra-estrutura de dados já existente na empresa. Atualmente, boa parte das unidades da Emater (187) estão integradas por uma rede de transmissão de dados gerenciada pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e pelo correio eletrônico Expresso. Desenvolvido pela Celepar em software livre esse sistema, além de ferramenta de e-mails possui aplicativos para catálogo e endereços, agenda e fluxo de trabalho.

Para a implantação do novo sistema será utilizado aparelho de PABX IP baseado no software livre Asterisk que será instalado em um computador com sistema operacional Linux.

O novo sistema, desenvolvido pela Celepar, está em fase de testes. A Emater foi escolhida para abrigar o projeto piloto em virtude de sua ampla cobertura territorial e devido ao volume diário de ligações telefônicas entre suas unidades. Segundo o técnico da Celepar José Lourenço Waltrick Jr., a utilização do conceito VoIP na integração da comunicação de voz com outras aplicações reduzirá substancialmente as despesas com ligações telefônicas.

Para o presidente da Celepar e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, a idéia é que, a médio prazo, a estatal paranaense possa oferecer esse tipo de serviço para os demais órgãos de governo, disponibilizando novas tecnologias e agilizando os processos de comunicação no âmbito governamental.

ATENDIMENTO – Atualmente a Celepar presta atendimento aos órgãos de governo com o desenvolvimento de sistemas eletrônicos, hospedagem de sites na internet, consultoria, elaboração de projetos de redes de computadores, apoio técnico-operacional dos serviços para conexão e acesso à rede com administração em tempo real, manutenção e assistência técnica.

Dentro do governo, a Secretaria da Agricultura e suas vinculadas estão entre os principais clientes da Celepar. Entre os sistemas já desenvolvidos para o setor agropecuário, destacam-se os de defesa sanitária animal, cadastro de produtores e de propriedades rurais, rastreamento de bovinos, vacinação de febre aftosa, emissão de guia de trânsito animal, Programa Leite da Criança, sistema de troca de informações com outros estados, sistema de informações sobre produtos hortigranjeiros, solução de integração do sistema Administrativo-financeiro da Emater com o SIAF, controle da estação aduaneira do interior (Cascavel), sistema de emissão do certificado de produtos de origem vegetal, além de suporte técnico e operacional do sistema de consulta a especialistas da Universidade do Campo.

SISTEMAS AGROPECUÁRIOS - Da mesma forma, a Celepar desenvolveu para a Secretaria da Agricultura sistemas que permitem o acompanhamento de informações diárias do mercado agrícola (figura ao lado), apoio estratégico à Defesa Sanitária Animal e Vegetal, certificação fitossanitária de origem, cadastro e credenciamento de profissionais, inscrição de culturas, acompanhamento de campo e pesquisas sobre agrotóxicos.

Outros sistemas estão em fase de construção: web service para atendimento às exigências do Ministério da Agricultura no rastreamento de gado bovino, sistema de acesso de veterinários habilitados e de empresas integradoras de aves e suínos, sistema de recepção de guias geradas pelas empresas e veterinários credenciados e solução para a troca de informações com outros estados. Estão em fase de implantação o novo modelo de guias de trânsito animal e o sistema de atualização de mapas georeferenciados sobre avicultura.

O Portal da Agricultura, que se encontra em fase de definição de conteúdo, é outro serviço prestado pela Celepar para o setor. O objetivo é transformar o site num importante canal informativo pedagógico-participativo, nos moldes do portal Dia-a-Dia Educação. A idéia é que todos os órgãos que compõem o Sistema Estadual da Agricultura (Seab, Emater, Codapar, Ceasa, Iapar, Claspar), participem da elaboração e manutenção de conteúdo.

Fonte: Jornal do Estado

Nenhum comentário: