quinta-feira, 26 de julho de 2007

WiMESH e VoIP reunidos num terminal são tendência futura, diz estudo

Levantamento feito pela consultoria Juniper Research alerta: é muito provável que o casamento entre a rede WiMESH, ainda na sua primeira infância, de acordo com o estudo, e o VoIP tem tudo para ser uma tendência clara de sucesso nos próximos anos.

O estudo diz que, neste momento, as aplicações WiMESH ainda estão direcionadas para o mundo de dados, banda larga, mas que, em pouco tempo, haverá uma sinergia com VoIP Wireless. Isso significará mais uma mudança no mercado de terminais, já que, conforme a análise do estudo, os consumidores não vão carregar vários dispositivos.

O estudo, no entanto, não faz uma boa previsão para o mercado de telefones Wi-Fi. Apesar de admitir que, mundialmente, este segmento deverá atingir uma receita de US$ 70 milhões até 2012, a Juniper Research afirma que apenas 2% desse montante vão estar vinculado aos terminais voltados para redes Wi-Fi.

Em função disso, aponta o autor do estudo, o analista Basharat Hamid Ashai, "a maior parte dos fabricantes de telefones Wi-Fi já mudou a estratégia. Eles investem no lançamento de terminais duais para permanecer no mercado", destacou o analista.

Ainda que o mercado mundial de voz via telefones Wi-Fi deva atingir cerca de 70 bilhões de dólares até 2012, apenas 2% desse total vai estar vinculado a aparelhos que atuem apenas na tecnologia de transmissão de dados sem fio. A grande maioria do segmento vai se dever a dispositivos duplos, que atuem tanto nas WLAN quanto na rede de telefonia celular.

"O mercado de dispositivos móveis está chegando em um estágio em que ninguém quer carregar dois ou três aparelhos nos bolsos. Isso torna mandatório possuir um produto que tenha várias funções e funcionem em redes WLAN e nas redes de telefonia móvel" afirma Basharat Hamid Ashai, o autor do estudo. O relatório informa ainda que os acess points WLAN, capazes de também suportar VoIP, vão gerar cerca de US$ 13 bilhões até 2012.

Fonte: Info Online

Nenhum comentário: