Os usuários de linhas telefônicas estão adotando um comportamento interessante: o telefone convencional (fixo) está sendo trocado pelo celular e/ou pela telefonia IP. Como resultado, os usuários têm mais recursos por menos custo.
Uma pesquisa da consultoria Harris Interactive constatou que quase a metade dos moradores dos Estados Unidos, com menos de 30 anos de idade, já trocaram de vez o telefone fixo pelo telefone celular e/ou pelos sistemas de telefonia via Internet (VoIP, 'Voice over Internet Protocol' ou 'voz sobre IP').
As grandes companhias de telefonia fixa já estão se reestruturando, oferecendo pacotes de serviços que incluem os novos modelos de comunicação e, com isso, esperam abocanhar um mercado repleto de pessoas de perfil jovem. Na pesquisa realizada com mais 6700 pessoas, com 18 anos ou mais e com hábitos de acesso à Internet, descobriu-se que cerca de 60% combinam as diferentes opções de contato telefônico: ora celular, ora telefone fixo, ora VoIP.
Do total de adultos americanos entrevistados, 80% afirmaram dispor de linha telefônica convencional em casa e, pelo menos 1/4 também possuem aparelho celular. Dos que acessam a Internet, um em cada seis efetua ligações usando programas de VoIP, como o Skype. O estudo ainda concluiu que 28% dos entrevistados, com idade entre 18 e 29 anos, só se utilizam de celular ou VoIP para fazer ligações telefônicas — ou seja, não utilizam o telefone fixo. E apenas 2% dos participantes afirmaram não possuir nenhuma linha telefônica instalada.
A avaliação dos resultados deste trabalho leva a uma observação muito interessante, porque é possível imaginar que a telefonia convencional está passando por mudanças muito mais do que necessárias.
Fonte:Jornal o Debate
domingo, 22 de julho de 2007
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