sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Lançado a versão 4.1.3 do Star Outlook Dialer Free Edition

Star Outlook Dialer é um add-in para o Microsoft Office Outlook. Ele automaticamente detecta contatos e números de telefones no Outlook e provê facilidades de discagem de um click diretamente do seu Outlook.


Ele fornece um popup mostrando o número do telefone de uma ligação recebida utilizando o StarJunction. Ele integra com o Asterisk/Trixbox para iniciar uma ligação para o contato enquanto você está lendo um email no Microsoft Outlook. Ele mostra um toolbar no Outlook para fornecer fácil acesso para suas funções. Star Outlook Dialer edição free é gratuito.

É possível gerar ligações utilizando um dos 3 métodos
- Predictive - Ele automaticamente detecta um possível contato e o telefone que você pretende discar baseado no email corrente que você está lendo e coloca-o na caixa de entrada do número de telefone
- Contacts - Você pode discar qualquer número de contato simplesmente clicando na lista de contatos
- Direct Dial - Você pode discar para qualquer número simplesmente digitando esse número na caixa de entrada do número de telefone e pressionando ENTER

CallerID Popup

Caller id é um dos recursos mais interessantes deste produto. StarJunction opcionalmente também pode ser instalado com o Star Outlook Dialer e provê o popup com a informação da identificação do usuário (Caller ID) e também a integração com o CRM.


Você pode fazer o download aqui:

Versão completa gratuita da edição para o Outlook 2003 em Widows Vista, XP e Windows 2000
Versão completa gratuita da edição para o Outlook 2007 em Widows Vista, XP e Windows 2000

Star Outlook Dialer é licenciado e é necessário comprar uma cópia para cada instalação. A versão Star Outlook Dialer Professional Edition custa $29.95.

Fonte: StarUtilities

Serviço de VoIP da GVT adota GIPS na transmissão de voz

O Vono, marca do serviço de VoIP da operadora GVT, passará a entregar a seus clientes transmissão de voz com alta definição e qualidade por meio do software GIPS Voice Engine PC Advanced, o mesmo usado por empresas mundiais como Skype, Google Talk e Yahoo!.

Fornecido pela Global IP Solutions (GIPS), fornecedora de soluções de processamento de mídia, o software, segundo a empresa, tem eficiência comprovada na manutenção da qualidade de som em transmissões via VoIP, mesmo quando a rede está sujeita a degradações por excesso de tráfego, por exemplo. “O GIPS VoiceEngine PC proporciona a mais alta qualidade de voz em comunicação VoIP e estamos muito satisfeitos por oferecer à GVT essa tecnologia”, afirmou o presidente da GIPS, Gary Hermansen.

“Procuramos a melhor tecnologia disponível para atender nossa necessidade de melhoria de áudio, uma demanda que havia entre os nossos usuários finais”, afirma o gerente de tecnologia do Vono, Rodrigo Andreola.

Ao fim do primeiro trimestre deste ano, o Vono tinha aproximadamente 32 mil clientes, incluindo usuários residenciais, pequenas e médias empresas. Segundo Andreola, a base de clientes está crescendo em média 60% por trimestre com uma proposta de valor baseada na qualidade de transmissão e de serviços. A transmissão de voz de alta definição deve chegar ao cliente final no início do segundo semestre, quando estará disponível também o novo softphone do Vono já integrado ao software da GIPS.

Fonte: TI Inside

Ligações via VoIP permitem conexão barata com mundo

Sistema codifica voz e ganha novos adeptos por causa do custo menor
Cristiano Zanardi/Agência BOM DIA
O analista comercial Antonio Toloy na Travelnet: “A qualidade é muito boa”

Usar muito o telefone para ligações de curta e longa e distâncias e pagar pouco.

Isso já é possível graças à tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), que codifica a voz e a transmite pela internet. Ocorre tanto entre computadores quanto entre telefones fixos ou móveis para qualquer lugar do mundo.

Empresas já usam esse sistema. O gerente de data center da Travelnet, Rafael Silva, 23 anos, conta que a empresa utiliza há quatro meses o VoIP adaptado para se ligar a telefones fixos.

“Temos a estratégia do telemarketing. Então, o VoIP é essencial para diminuir os nossos custos”, diz. Ele acrescenta que em média a empresa paga R$ 0,5 por minuto em suas ligações.

O analista comercial Antonio Toloy, 21, concorda com a novidade: “Fazemos ligações durante o dia todo e a qualidade é muito boa.”

Já o analista da Alternativa Sistemas, Célio Ricardo Castelano, 33, conta ter uma economia média de 20% fazendo ligações para cidades como São Paulo, Bariri e Dois Córregos num sistema VoIP apenas via computador. “A tendência é isso se popularizar.”

Condições
Castelano explica que é recomendável para as pessoas que quiserem usar a tecnologia VoIP terem internet de banda larga, com um mínimo de 128 Kbits por segundo. Uma dica dele para quem faz ligações por computador é evitar vários programas abertos ao mesmo tempo.

“A qualidade da nossa internet ainda é inferior a de países desenvolvidos. É preciso ter precaução”, explica.

Economia é de até 76%, diz Proteste
Um estudo comparativo da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) entre a telefonia convencional e a executada por VoIP indica que a economia pode chegar a até 76% no custo das ligações.

A Proteste, no entanto, esclarece que o consumidor precisa saber escolher a operadora do serviço de acordo com seu perfil. Mais informações estão no site www.proteste.org.br.

Fonte: Bom dia Sorocaba

PSP será usado como telefone móvel na Europa

Sony e a empresa de comunicação BT estão unidas para transformar o Play Station Portátil em um celular com a tecnologia VoIP.

Para utilizar o serviço, os usuários do PSP devem comprar o microfone e a câmera para o aparelho, vendidos separadamente. A câmera custa em média 70 dólares e o microfone ainda não começou a ser vendido. Além do recurso áudio visual, os novos celulares poderão trocar mensagens de texto , como qualquer outro telefone móvel.

Fonte: Jornal o Debate

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Entrevista com Mark Spencer na VoiceCon 2007 - Em Inglês



Fonte:
Asterisk PBX

SPPS cria PABX virtual com Asterisk

A SPPS, de Novo Hamburgo, implantou internamente o software de PABX Asterisk. A ferramenta, que será configurada em plataforma Linux e está em fase de experimentação, possibilita a criação e operação de uma central telefônica instalada em um computador.

Pelo software, a central virtual interage com telefones tanto centrais quanto convencionais. O sistema, baseado em tecnologia VoIP, auxilia na redução de custos de telefonia das empresas.

Inicialmente, a equipe da SPPS está sendo treinada para utilizar a ferramenta. Em breve, a companhia hamburguense vai incluir o Asterisk no portfólio de produtos oferecidos por meio de parceria com a TellFree.

Fonte: Baguete

Serviço de telefonia via Web aumenta número de usuários

O Jaxtr, um serviço de telefonia via Web do Silicon Valley, anunciou que seu número de assinantes dobrou para 500 mil no último mês.

O serviço permite que usuários de celulares façam ligações internacionais sem pagar as tarifas internacionais, por meio de tecnologia de Voice over Internet Protocol (VoIP). O Jaxtr permite ligações internacionais por meio de números locais, em que os destinatários podem atender em seus celulares ou por meio de linhas fixas convencionais.

Fonte: O Debate

Porto Alegre economiza R$ 7,2 milhões com rede digital de telefonia

A Escola de Educação Infantil Humaitá é o 100º prédio que a Prefeitura de Porto Alegre conecta à Rede Digital de Telefonia Municipal (RDTM). Viabilizada através da Infovia Procempa, malha de fibras ópticas com 323 quilômetros de extensão, a RDTM já gera uma economia aos cofres públicos na ordem de 7,2 milhões de reais por ano, segundo a Procempa.

A companhia de TI da Prefeitura ainda afirma que, com a conclusão da implantação da Rede Digital na prefeitura, outros 4 milhões de reais deixarão de ser gastos por ano pela administração municipal com serviços de telefonia.

A rede utiliza os prefixos 3289 e 2105 e conta com cerca de sete mil ramais. Para o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, "A RDTM configura-se como mais uma ação de transversalidade na prefeitura", diz ele, em comunicado distribuído à imprensa.

A rede acumula as chamadas locais para telefones fixos e celular, DDD e DDI por meio da Central Telefônica Trânsito, localizada na Procempa. Através da RDTM, os servidores da prefeitura realizam ligações gratuitas entre as secretarias discando apenas o ramal desejado, e ligações externas com custos em média 50% a 70% menores, segundo a Procempa.

Além disso, todos os telefonemas são encaminhados ao leilão diário da rede, que escolhe a menor tarifa do dia oferecida pelas seis operadoras contratadas para atuar no sistema.

Das 100 sedes de órgãos municipais conectadas à RDTM, 67 utilizam a tecnologia VoIP, de transmissão de voz pela rede de dados. As demais estão interligadas por meio de central telefônica.

O emprego do VoIP, lembra a Procempa, permite ainda maior redução de despesas, uma vez que a rede de dados não está sujeita à tarifação das ligações telefônicas convencionais. O VoIP também efetua chamadas de longa distância a custos locais e integra os sistemas de telefonia móvel e fixa.

Fonte: COMPUTERWORLD

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Novo softfone BIZTEL P-Free

BIZTEL P-Free é um softfone baseado no protocolo SIP desenvolvido pela empresa ageet.

Este softfone permite cadastrar diversos Provedores VoIP, com os dados de conta e servidores, e depois utilizar todos eles simultaneamente.

Este softfone possui cancelamento de eco e um áudio de excelente qualidade, por causa da integração com a Global IP Solution's VoiceEngine PC Advanced™, que utiliza o iLBC, um dos melhores codecs do mercado.

Possui integração com o catálogo de endereços do Outlook, no qual pode ser facilmente importado.

Faça o download da versão de demonstração aqui.

Fonte: Ageet

TELEFONIA IP ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS PARA INVESTIDORES

Cresce o número de parceiros regionais da Tellfree, operadora de telefonia IP (pela internet) que registrou um crescimento de 1.455% em 2006. Além de se tornar um representante autorizado da empresa, investidor pode faturar também com o Posto Telefônico IP de uso público.

O crescimento da Tellfree, uma das empresas pioneiras no país em telefonia IP (pela internet), e do próprio segmento em si, vêm motivando dezenas de empresários e empreendedores de todo o país a se associarem à empresa por meio de "parcerias regionais".

- Nossos parceiros funcionam como unidades de negócios em suas regiões. São investidores familiarizados com a cultura local, que atuam na prospecção de mercado, comercialização de serviços e apoio ao atendimento dos clientes - afirma Marcelo Mânica, gerente nacional de canais da Tellfree.

A operadora conta hoje com 65 representantes autorizados (chamados de POPs) atuando nas cinco regiões brasileiras. Para se tornar um POP, é necessário um investimento inicial de R$ 40 a 50 mil reais, relativos à obtenção da licença de uso da plataforma de serviços da Tellfree, treinamento e material inicial de marketing. Experiência na área de TI e conhecimento sobre a tecnologia IP são desejáveis, mas não indispensáveis para os investidores.

Segundo a empresa, o retorno do investimento costuma ser rápido, e a lucratividade cresce na proporção em que a telefonia IP (conhecida por muitos como VoIP, embora haja diferença entre os dois termos) se populariza no País e a carteira de clientes do parceiro regional engorda. O representante autorizado da Tellfree pode receber até 40% da receita líquida do que é faturado com os seus clientes a cada mês.

- Ser um representante autorizado da Tellfree significa entrar em um negócio que acompanha as tendências tecnológicas atuais e que apresenta grande potencial de crescimento e rentabilidade. O modelo de negócios é ideal para empreendedores que querem participar do mercado de telecomunicações entrando pela porta principal, ou seja, aliando-se à empresa número um do segmento - diz Shirley Hilgert, gerente de marketing da Tellfree.

Além da associação a uma marca forte, outras vantagens oferecidas aos parceiros regionais são: maior capilaridade entre as operadoras de telefonia IP (hoje os usuários da Tellfree pagam apenas R$ 0,13 o minuto quando ligam para 172 cidades brasileiras, e R$ 0,25 para as demais); aproveitamento da expertise nas áreas técnica, comercial e de marketing; suporte técnico integral, 24 horas por dia, sete dias da semana; liberdade para administrar a carteira de clientes; e possibilidade de desenvolver negócios complementares, como os postos telefônicos IP de uso público.

Parceiro regional da Tellfree em Limeira, João José Ranzoni se juntou ao "team" da empresa por acreditar na expansão do VoIP, no retorno financeiro proporcionado pela operação e na qualidade dos serviços prestados pela operadora:

- O futuro é a integração de voz, dados e vídeo em uma convergência total para a conectividade e comunicação, e a Tellfree, com uma equipe jovem e talentosa, com disposição para vencer obstáculos e se superar a cada dia, reúne as condições ideais para oferecer, com a mesma qualidade de hoje, os serviços que serão demandados.

Outro representante autorizado da Tellfree é o empresário Arthur Corrêa, que investiu em um POP em Santos e em três postos telefônicos IP de uso público na capital paulista, sendo que um deles foi implantado na favela de Paraisópolis, uma das maiores da cidade.

- Sempre apostei no boom da telefonia IP no Brasil, cujas vantagens podem ser aproveitadas não apenas pelas empresas que economizam nas ligações interurbanas. Logo que conheci a Tellfree e resolvi investir na nova tecnologia, percebi que havia um grande potencial também para os postos telefônicos IP de uso público, principalmente em locais de grande movimento e onde a população tem um acesso ainda restrito à telefonia. Nas cabines com telefones IP, as pessoas podem falar com familiares e conhecidos de outras localidades dentro e fora do Brasil pagando bem menos.

Com o barateamento e a conseqüente expansão da Banda Larga, além do maior conhecimento sobre a economia proporcionada pela telefonia IP, a nova tecnologia deve continuar em franco crescimento no País pelos próximos anos.

Um estudo comparativo da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) entre a telefonia convencional e a realizada pela internet (tecnologia VoIP) indica que a economia pode chegar a até 76% no custo das ligações.

Sobre a Tellfree (www.tellfree.com.br) - Uma das principais operadoras de telefonia IP no País, a Tellfree vem investindo na ampliação do número de cidades para as quais os usuários pagam apenas R$ 0,13 (treze centavos o minuto, para números fixos). Hoje, 172 localidades brasileiras fazem parte desta lista. Para as demais, o minuto falado é tarifado em R$ 0,25 (vinte e cinco centavos). Entre os próprios usuários da Tellfree, a ligação não custa nada. Com relação ao ano de 2005, a Tellfree obteve, em 2006, um crescimento de 1.455% no seu faturamento; de 1.029% no número de clientes; e de 208% no número de funcionários.[14]

Sobre Telefonia IP - VoIP (Voz sobre o Protocolo de Internet) é uma nova forma de telefonia que utiliza banda larga em vez de linhas de telefone comuns para a transmissão das chamadas. Para usar um telefone IP, é necessário contratar os serviços de uma operadora (de preferência homologada pela Anatel, como a Tellfree), comprar créditos, ter um aparelho de telefone IP (específico para VoIP, já facilmente encontrável no mercado) ou um ATA, que vem a ser um adaptador para telefones comuns (também fácil de se achar). É essencial que se tenha uma conexão de internet por banda larga, por meio de cabo ou DSL. Quanto melhor a qualidade da banda larga, melhor será a qualidade da ligação com o telefone IP.

Fonte: SEGS portal de seguro e saúde

Prefeitura de POA estréia rede WiMAX

SÃO PAULO - A cidade de Porto Alegre estreou uma rede WiMAX interligando os principais prédios públicos da cidade.

De acordo com a Motorola, que implementou a rede para a prefeitura porto-alegrense, 350 pontos de acesso compõem a rede, entre eles prédios administrativos, escolas, hospitais e postos policiais. Segundo a prefeitura local, Porto Alegre é a primeira capital brasileira a estrear uma rede pública WiMAX.

A Motorola explica que a rede possui características para suportar o tráfego de dados entre os prédios da prefeitura e soluções VoIP. A rede também será usada para transmitir imagens de câmeras IP usadas no monitoramento de prédios e áreas públicas da cidade.

A rede WiMAX construída na região central da capital gaúcha é a terceira da cidade, já que Porto Alegre possui outras duas redes wireless construídas nos bairros periféricos de Ilha da Pintada e Restinga. Para montar as redes, a Procempa (empresa de TI da prefeitura local) usa 37 transmissões ponto-multiponto Canopy, da Mototola.

Fonte: Info Online

MSI terá placa-mãe com Skype embutido

SÃO PAULO - A nova placa-mãe P35 Diamond, da MSI, virá com suporte ao Skype e à telefonia convencional.

A P35 inclui um chip de áudio ALC888T, da Realtek. Esse componente tem suporte para VoIP e telefonia convencional com chaveamento automático. Se o micro estiver desligado ou houver falta de energia, o telefone é automaticamente conectado à linha telefônica, em vez da internet.

Para aproveitar esse recurso, a edição Diamond da placa-mãe virá com uma plaquinha adicional, chamada de SkyTel. A plaquinha traz suporte ao Skype e conector para uma linha telefônica. Assim, com um headset ou outro dispositivo de áudio ligado ao micro, o usuário poderá telefonar tanto pelo Skype como pelo serviço telefônico convencional.

As placas-mãe da série P35, da MSI, são compatíveis com processadores Intel com soquete 775, incluindo os das séries Core 2 Duo e Core 2 Extreme. Elas são construídas com uma combinação dos chipsets P35 e ICH9R, ambos da Intel. Edições mais simples dessa placa, sem o recuros de VoIP, já estão à venda em alguns países. A edição Diamond deve ser lançada nas próximas semanas.

Fonte: INFO-OnLine

terça-feira, 28 de agosto de 2007

DialFox callto addon

DialFox é uma aplicação que implementa um discador para o Asterisk através de uma página Web.

Esta aplicação está escrita em PHP para que usuários gerem uma ligação através de uma API. Com isso, você pode utilizar um hyperlink HTML para gerar uma ligação para quem você desejar.


Esta aplicação requer o Asterisk 1.2 ou superior, um navegador Mozilla Firefox ou Internet Explorer 6 ou superior, além do Apache 2.0 e o PHP 4.3.

Faça o download da aplicação aqui.

Fonte: A-Enterprise

Transit Telecom e UOL fecham parceria para UOL VoIP

A operadora Transit Telecom acaba de fechar uma parceria com o portal UOL para o serviço UOL VoIP. Com o acordo, a Transit oferecerá sua rede de terminação de tráfego, fazendo interconexões com outras operadoras, para que o UOL VoIP possa enviar e receber chamadas nacionais e internacionais.

O serviço com a nova conexão já está disponível em todo o território nacional, e seus assinantes poderão acessá-lo sem a necessidade de contratar outra operadora. “Esse projeto foi feito em cobranding [acordo de parceria de marcas] com o UOL e mostra a forte vocação da Transit como carrier de carrier. Além disso, reforça, junto ao setor de telecom, as soluções que disponibilizamos para operadoras e empresas, utilizando infra-estrutura especializada”, diz Alexandre Alves, vice-presidente de tecnologia da Transit Telecom.

O UOL Voip é um serviço que permite fazer ligações pela internet por meio da tecnologia voz sobre IP (VoIP). Com o lançamento do UOL Voip IN, o internauta poderá, além de fazer chamadas para qualquer lugar do mundo com tarifas até 96% mais baratas, também receber ligações diretamente em seu computador, para isso, escolherá um número telefônico no endereço: http://voip.uol.com.br/. Da Redação

Fonte: TI Inside

Empresa 2.0: conceito combina Web 2.0 com sistemas de comunicação unificada

A Siemens Communications, uma das fabricantes de produtos de comunicações abertas para empresas, recentemente encomendou um estudo do IDC para examinar como o mercado corporativo tem combinado comunicações unificadas, tecnologias Web 2.0 e aplicativos para melhorar as operações de negócios. Um documento que reúne as principais conclusões do estudo pode ser encontrado aqui (em inglês).

O relatório introduz o conceito de “Empresa 2.0”, sugerindo que colocar lado a lado a implementação da Web 2.0, comunicações unificadas e aplicações de negócios existentes podem permitir a existência de novas formas de trabalho.

Em uma nota sobre os resultados do estudo, Mark Winther, vice-presidente do grupo IDC para telecomunicações diz: “Com todas as capacidades móveis e a dinâmica de colaboração exigida pelos times virtuais, a ameaça de que as comunicações fragmentadas sabotem os objetivos da corporação de alcançar maior produtividade e competitividade a menores custos é cada vez maior.

O que é preciso, diz ele, são ambientes de comunicações abertos que combinem comunicações unificadas com plataformas de TI e processos de integração de negócios ao lado de outras capacidades de dinamização.

A pesquisa ouviu executivos de 100 organizações norte-americanas com mais de 5 mil funcionários. Mais da metade (62%) deles acredita que o número de funcionários móveis vai aumentar e 40% apostam que o número de times virtuais dentro da companhia também vai crescer.

Apesar de 89% das grandes empresas americanas ouvidas concordarem que o ambiente da Empresa 2.0 dentro de um time virtual é importante ou muito útil, apenas 22% das companhias já desenvolveram características para os serviços pesquisados.

“Há tempos defendemos que o VoIP e o desenvolvimento de comunicações unificadas devem levar em conta as melhorias nos processos de negócios. Temos observado que a integração dos aplicativos de negócios em uma plataforma de comunicações unificadas é um importante objetivo de convergência em longo prazo”, avaliam Steve Taylor e Larry Hettick, analistas da Network World.

Além disso, eles afirmam que adicionar planos de negócios que integrem a Web 2.0 ao que a IDC chama de ambiente de Empresa 2.0, é um dos passos adicionais para a trajetória de convergência e faz sentido tanto para melhorar as comunicações interna quanto externamente.

Fonte: COMPUTERWORLD

Intelbras lança linha de produtos

Líder em centrais e telefones, amplia ação na área de

comunicação e ingressa em segmento com franco crescimento

Neste segundo semestre, a Intelbras, líder nacional em centrais telefônicas e aparelhos, ingressa no mercado com 21 produtos voltados à segurança eletrônica. Uma nova unidade foi criada para a fabricação de equipamentos como centrais de alarmes monitorados e não monitorados, sensores e cercas elétricas (eletrificadores de cerca), além de acessórios em geral. A expectativa é que essa nova unidade represente até 15% do faturamento da empresa. Em 2006, o setor de segurança eletrônica movimentou no Brasil o equivalente a mais de US$ 1 bilhão, o que abrange desde monitoramento de alarmes, cercas elétricas até sistemas de circuito fechado de televisão. Em novembro, devem entrar no mercado os produtos para circuito interno de TV (CFTV).



Segundo o gerente comercial da unidade, Márcio Ferreira, o mercado brasileiro ganha, a partir de agora, a fabricante com uma das maiores e mais qualificadas redes de assistência técnica e pós-venda, presente em todos os estados brasileiros. Líder no setor de telefonia, a Intelbras possui know-how que possibilita oferecer soluções completas em comunicação e informação para empresas e residências, provendo desde a segurança com as ligações até o monitoramento de alarmes e em breve o monitoramento das imagens. “Na prática, os clientes ganham em agilidade e garantia de atendimento integral no território nacional em um segmento importante que necessita de qualidade O instalador poderá atender uma loja, uma residência ou um condomínio com soluções de uma única empresa, oferecendo sistemas de telefonia, cerca elétrica, alarmes, câmeras e gravadores de imagem, tudo isto de um único fabricante”, acrescenta Ferreira.

Lançamentos:

Centrais de alarme monitoradas

Tratam-se de centrais que permitem sua conexão com a linha telefônica. Quando for detectada uma invasão (disparo de um dos sensores) haverá conexão a uma central de monitoramento. Através da linha telefônica todas as informações do alarme serão enviadas permitindo que a empresa de monitoramento saiba qual local foi invadido e tome providências. Com esse tipo de equipamento, o consumidor tem a possibilidade de contratação de empresas do mercado tendo, neste caso, a mensalidade do serviço. Nesse tipo de central sua ativação e desativação ocorrem por um teclado instalado em local de fácil operação pelo usuário. Além da linha telefônica, outros meios são utilizados para transmissão dos dados em caso de disparo – GSM/GPRS e Ethernet (Internet). Outro destaque das centrais monitoradas de 10 e 18 zonas é que possuem fonte de alimentação chaveada, isto é, funcionam de forma automática em 110 V ou 220 V e, ainda, suportam mais as variações de tensão da rede.




Centrais de alarme não-monitoradas

Esse tipo de central não permite a contratação de uma empresa de monitoramento e, quando ocorre o disparo, pode haver o aviso sonoro (sirene) com aviso ao proprietário pela linha telefônica. Neste caso, o sistema usa a linha telefônica para fazer uma ligação para até cinco números telefônicos cadastrados (um por vez) e, ao receber a ligação, o usuário remoto ouvirá um toque diferenciado e saberá que seu imóvel sofreu algo.

Uma característica forte presente neste tipo de centrais é sua ativação e desativação com o uso de controles remotos sem fio, onde diversos usuários poderão ter o seu controle para comando do alarme. As centrais de duas e quatro zonas não monitoradas da Intelbras são centrais para sensores tanto com ou sem fio. Tem ativação automática e zonas chamadas inteligentes que também evitam falsos disparos como quedas eventuais de objetos e uma simples brisa. A central de quatro zonas tem uma saída PGM, ou seja, programável. Com isso, permite comandar, também, outros dispositivos como acendimento de uma lâmpada.

Sensores

IVP (Infravermelho passivo) / Sensor de presença – com fio

Este tipo de sensor detecta a presença de alguém pela variação de temperatura do ambiente e para sua instalação necessita de fios que o interligam à central.


IVP – sem fio

Tem o mesmo princípio de funcionamento do modelo acima apenas não necessita de fio para sua instalação. Possui internamente uma bateria para sua alimentação.


Sensor de abertura para porta e janela com “reed” – sem fio

Será utilizado nas centrais de alarme capazes de receber sinais enviados pelo “ar” (sem fio) no mesmo padrão do sensor IVP sem fio. É aplicado em portas e janelas.

Acessórios

Controle Remoto (TX)

São utilizados por diversos usuários para controle dos painéis de alarme e poderão ser utilizados também nas centras de outros fabricantes bem como em sistemas de acionamento de portão automático, uma vez que a freqüência utilizada é a mesma em grande parte das aplicações, necessitando apenas uma breve programação em função de padrões de segurança.


Receptores de comunicação sem fio (RX)

Este tipo de acessório é utilizado com alguns modelos de centrais não monitoradas e pode ser utilizado, em conjunto com o controle remoto (Tx) para acionamento de alarmes de outros fabricantes bem como ativação de outros equipamentos.

Seu funcionamento é simples, recebe os sinais de sensores sem fio e controles remotos e os envia por fio para as centrais de alarme ou qualquer outro equipamento que se deseja comandar.


Cercas Elétricas (eletrificadores)


Pode ser programada para descarga elétrica ou simplesmente para aviso sonoro quando a cerca for “cortada”. A cerca pode ser vista como uma central de alarme, uma vez que possui saída de sirene e entrada para sensores. A cerca da Intelbras permite o uso de um ou dois módulos externos que facilitam a instalação do produto, economia de materiais de instalação e eliminação de interferências.


Sobre a Intelbras

Empresa de capital fechado e 100% nacional, a Intelbras é líder no mercado brasileiro de centrais telefônicas com 60% de participação e telefones com 25%. Possui importantes certificações ISO 9001 e 14001 (área ambiental). Também possui 40% do mercado de centrais telefônicas para o segmento SoHo latino-americano. O investimento em P&D é equivalente a 6% do faturamento total da empresa.

Fundada em 1976, a Intelbras tem capacidade produtiva de 400 mil aparelhos/mês e 10 mil centrais/mês em um parque fabril de 28 mil m², localizado no município de São José, na região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina. São mais de mil colaboradores, distribuídos no setor administrativo e linha de produção. A Intelbras está presente em todo território nacional e seus produtos estão distribuídos em mais de oito mil pontos de venda para consumo e mil pontos de venda corporativos e contam com uma rede de 403 assistências técnicas autorizadas.


Fonte: Del Mondo Estratégias de Comunicação
Assessoria de Imprensa da INTELBRAS
Felipe Lemos – (48) 3223-7999 / (48) 9119-7990
www.delmondo.com.br / felipe@delmondo.com.br
23.07.2007

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Lançado a versão IAXClient 2.0rc1

A equipe de desenvolvimento do IAXClient postou detalhes da versão 2.0rc1 da biblioteca IAXClient.

Um grande número de melhoramentos foram feitos para o IAXClient incluindo:
- suporte a vídeo em tempo real utilizando o theora
- novo sistema baseado em autotools
- qualidade de áudio avançado com o speex 1.2beta1
- muitas simplificações API
- muitos consertos de bugs

Sua ajuda é necessária para testar esta versão e sugerir alguns recursos que deveria ter com o iaxcliente.

Fonte: VentureVoip

Prestadoras de serviços terão de recolher 11% para o INSS

Sexta-feira, 04 de Maio de 2007, 22h09

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que é obrigação das empresas prestadoras de serviço recolher 11% sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação a título de contribuição para a Previdência Social. A Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest) impetrou ação contra o INSS para o não-recolhimento da contribuição pelas suas associadas. Em primeira instância, foi concedida segurança (antecipação de efeitos da ação) para o não-pagamento.

O INSS recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF), mas o recurso não foi aceito. Na sua decisão, o TRF considerou que as mudanças na Lei número 8.212, de 1991, pela Lei número 9.711, de 1998, teriam alterado o fator gerador e a base de cálculo do tributo. Portanto, de acordo com o artigo 150, inciso III, da Constituição Federal, quando criado ou majorado, o tributo só pode ser cobrado se o fator gerador for posterior ao início da vigência da lei respectiva, o que não seria o caso. Além disso, não se poderia confundir o valor bruto da prestação de serviços com o valor total das remunerações pagas e creditadas.

O INSS recorreu ao STJ, primeiramente alegando que a Abeprest não poderia ser parte legítima na ação. Alegou também que a Lei n. 9.711 não criou um novo tributo ou alterou a base de arrecadação, teria apenas mudado o sistema de arrecadação. Por fim, indicou afronta dos artigos 121, II, e 128 do Código Tributário Nacional (CTN), porque o acórdão do TRF teria restringido excessivamente a responsabilidade tributária, afastando sua ocorrência no caso em análise. Esse recurso foi negado, e a Abeprest entrou com ação para que a decisão tivesse aplicação nacional a favor de seus associados.

No seu voto, o relator, ministro Castro Meira, considerou que a associação seria parte legítima da ação, pois é relacionada ao contribuinte da exação (cobrança de contribuições, impostos ou dívidas), conforme definido no artigo 121 do CTN. O ministro considerou que as mudanças da Lei n. 8.212 não criaram novo tributo ou alteraram a base de arrecadação. Ele considerou que apenas havia sido estabelecida uma nova sistemática na arrecadação, algo permitido pela lei e pela jurisprudência da Casa. Com essa fundamentação, o ministro proveu o recurso do INSS e considerou o da Abeprest prejudicado (sem razão legal para continuar).

Da Redação Tiinside

Windows Vista 'come' bateria de laptop

4/05/2007 - 15h29 / Site G1

Utilização da interface Aero prejudica duração de bateria de notebooks. Fabricantes estão desenvolvendo configurações próprias para contornar problema.

Alguns dos mais importantes consumidores da Microsoft, os fabricantes de computadores, não estão contentes com a duração da bateria dos notebooks equipados com o novo sistema operacional da empresa, o Windows Vista. O principal culpado parece ser a interface Aero, uma novidade do sistema que o torna mais agradável aos olhos com janelas transparentes e transições animadas de aplicativos. Quando o Aero é desligado, o tempo de duração da bateria fica igual ao do Windows XP. Com ele funcionando, ela dura menos.

“É um pouco assustador”, diz John Wozniak, do departamento de engenharia de notebooks da HP, referindo-se ao trabalho que a empresa teve que fazer para tornar o Vista mais adaptável aos computadores portáteis.

Segundo o site "Cnet", a Microsoft fez modificações importantes no Vista para melhorar alguns aspectos relacionados ao tempo da bateria, como modos mais inteligentes de hibernação e opções mais simples para escolher um modelo de gerenciamento de energia. Mesmo assim, usuários que gastaram mais dinheiro com laptops adequados às necessidades do Vista e do Aero tiveram que se conformar com uma uma utilização mais simples do sistema operacional para ter um maior tempo de uso da bateria.

A HP decidiu não utilizar as configurações de energia do Vista e desenvolveu suas próprias configurações para os laptops com o sistema operacional, permitindo aos usuários estabelecer um balanço entre a energia de processamento e a duração da bateria.

Apesar da polêmica, a Microsoft afirmou ter feito um estudo que não mostrou diferenças no tempo de carregamento dos aplicativos entre um notebook com o Aero desabilitado e outro utilizando os gráficos elaborados. Ainda assim, a empresa não se abateu com a decisão da HP e outras críticas. “Nós encorajamos as fabricantes de computadores a adequar suas características de energia para que o usuário possa extrair mais da máquina”, disse a Microsoft.

Baterias sempre foram um problema em outras transições de sistema operacional. A diferença agora é que os notebooks são mais vendidos e tendem a se tornar a maioria no mercado até o fim da década. De sua parte, a Microsoft deve melhorar a performance do sistema com o lançamento de atualizações, devido a pressão dos usuários de laptops, que consideram o tempo de duração da bateria como prioridade.

Sercomtel contrata backbone de internet da Impsat

O grupo Sercomtel, que reúne operadoras de telefonia fixa, celular, longa distância e de banda larga no Paraná, fechou contrato com a Impsat para utilizar a infra-estrutura de internet.

Com mais 40 mil clientes em Londrina e região do serviço de internet, a principal demanda da empresa era encontrar um parceiro que pudesse fornecer atendimento técnico, qualidade e preço, o que levou a Impsat a desenvolver uma solução específica para atender as necessidades dos clientes da operadora.

O projeto teve início em 2001, com uma rede de internet backbone de 2 Mbps e que, atualmente, foi ampliado para 340 Mbps. “O ponto mais importante de todo esse processo, foi a maleabilidade oferecida pela Impsat. O fato de podermos aumentar o backbone de acordo com nossa demanda, foi um dos principais fatores que nos levaram a escolher a empresa, além da agilidade no atendimento e na implantação”, afirma João Arcoléze, gerente administrativo-financeiro da Sercomtel Internet.

Segundo ele, os principais resultados obtidos com a implantação do projeto foram a redução de custos com investimentos, links de maior velocidade e acesso com maior nível de confiabilidade aos usuários. Outro benefício apontado por Arcoléze é que, com a parceria, a empresa poderá contar com o desenvolvimento de projetos futuros na área de internet, como a implantação de um sistema de VoIP, que já está em processo de implantação.

Fonte: TI Inside

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Lançado Zaptel 1.2.20.1 e 1.4.5.1

A equipe de desenvolvimento do Asterisk anunciou a versão do Zaptel 1.2.20.1 e 1.4.5.1.

Estas versões são correções de erros de instalação do arquivo Makefile da versão 1.4.5 e 1.2.20, assim como alguns outros itens. Veja o arquivo de Changelogs para maiores detalhes.

Ambas as versões estão disponíveis para download em downloads.digium.com.

Fonte: Asterisk.org

Gizmo Call permite chamadas VoIP gratuitas a partir do browser

A SIPhone anunciou o lançamento do Gizmo Call, um novo serviço que permite fazer e receber chamadas VoIP a partir do browser utilizado para navegar na Internet. Ao contrários dos serviços convencionais, que exigem o download de uma aplicação para o computador, o Gizmo Call necessita apenas de um plug-in de flash, disponível no site do serviço.

Funcionando num endereço específico www.gizmocall.com/, diferente do Gizmo Project, o serviço pede apenas aos utilizadores para escrever o número para o qual querem ligar num campo de específico, antecedido pelo código do país. Em alternativa os utilizadores podem simplesmente inserir o número na barra de endereços do navegador, após o URL.

O serviço é gratuito e tal como o Gizmo Project permite ligar para linhas fixas e móveis de sessenta países, entre os quais se inclui Portugal, mas apenas para números fixos. Contudo, o Gizmo Call apenas permite telefonemas gratuitos de cinco minutos por dia. Mesmo assim, os utilizadores podem duplicar o tempo de conversação registando-se no serviço.

Para aqueles que pretendem ter mais tempo de conversação online, os responsáveis da empresa sugerem que os utilizadores adiram ao "Call Out", para o qual será necessário o pagamento de 10 dólares.

Por enquanto o serviço baseado em browser está apenas disponível para os sistemas operativos Windows e Mac embora, dentro de 30 dias, seja lançado o suporte a Linux. O Gizmo Call funciona com o Internet Explorer, Opera, Firefox e Safari e necessita da instalação do Adobe Flash 9 no computador do utilizador.

Note-se que o Gizmo Project tem a funcionar uma aplicação dedicada de VoIP que já suporta os sistemas operativos Windows, Mac e Linux.

Fonte: Sapo.pt

Portal lança nova versão do serviço VoIP

A empresa e portal Terra lançou a terceira versão do Terra VoIP, serviço que permite fazer ligações telefônicas via internet de um computador para um telefone fixo ou celular e entre dois computadores. A empresa oferece o produto para teste por 30 dias, gratuitamente. A versão 3.0 conta o recurso de videoconferência, que permite ao usuário visualizar o interlocutor, via webcam, em tempo real. “O Terra realiza constantes pesquisas para diagnosticar as demandas dos clientes e identificamos que a integração entre imagem e voz é muito importante para os internautas”, explica o diretor de VoIP para América Latina, Carlos Eduardo Custódio.

Outra novidade é a integração ao sistema Comparatel, que realiza pesquisas online de comparação de preços entre uma ligação via VoIP e telefonia convencional. O Terra também amplia a forma de pagamento com a introdução da opção de boleto bancário ao sistema, além de recarga programada de créditos.

O Terra VoIP oferece ainda o recurso “click to talk”, uma parceria com o “Guia Mais”, que permite aos internautas localizar o número telefônico de uma pessoa ou empresa em mais de 1,5 mil cidades do País e fazer uma ligação via VoIP, clicando diretamente no dado localizado pela busca.

A lista de contato facilita a navegação, permitindo o acesso mais rápido aos dados de telefone/e-mail dos contatos cadastrados. A troca de mensagens via chat inclui opção de envio e recebimento de arquivos.

Fonte: Cruzeiro Net

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Lançado o Zaptel 1.2.20 e 1.4.5

A equipe de desenvolvimento do Asterisk anunciou a versão do Zaptel 1.2.20 e 1.4.5

Esta versão é uma correção de vários problemas encontrados na versão anterior. Veja o ChangeLog incluído na versão para a lista completa das alterações.

Esta versão também contém o suporte para a nova placa da Digium de 32 canais com cancelamento de eco (VPMADT032) para o TDM800P e TDM2400P.

Aviso para os usuários do TDM800P e TDM2400P com módulos FXO:

A não ser que sua placa TDM contenha o cancelador de eco VPM100M, você irá notar um aumento do volume depois de realizar a atualização desta versão do Zaptel. Você deve compensar isto alterando as configurações no zapata.conf

Eles estão disponíveis para download em downloads.digium.com

Fonte: VentureVoip

PABX-Voip para o mercado de pequenas e médias

A iK1 Tecnologia, focada em soluções on demand de tecnologia da informação e telecomunicações, coloca no mercado um software com interface gráfica de I-PABX VOIP. Trata-se do Voice NG, que promete atender às necessidades de pequenas e médias empresas.

A plataforma tem interface inteiramente gráfica e recursos semelhantes aos sistemas PABX convencionais do segmento no Brasil. Para sua instalação devem ser seguidos os requisitos mínimos de hardware: 01 Microcomputador com processador de 1 GHZ, memória RAM de 512 MB e HD de 80 GB.

“Estamos complementando nossa linha de soluções integradas”, explica Maurício Maniga, diretor de tecnologia da iK1. De acordo com o executivo, a solução tem placas com portas FXS, FXO e com interface E1 e é compatível com os roteadores Draytek (representados no Brasil pela iK1).

Fonte: Consulmidor Moderno

Novo portal da Anatel coloca web e voz sobre IP antes de telefonia móvel e fixa

O dia que marcou a posse do novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, e a volta do quadro completo de conselheiros no órgão regulador foi também a data em que a agência estreou seu novo portal na internet.

O advogado especializado em telecomunicações Guilherme Ieno Costa, do escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar, notou que o portal tem uma série de inovações que podem sinalizar a atual demanda dos consumidores em relação às informações da agência.

A agência privilegiou os serviços ao cidadão nos links do novo site, como o acesso ao ouvidor para tirar dúvidas, a consulta de preços de ligações e a localização de telefones públicos, e em seguida, traz informações sobre internet - um serviço de valor adiciondo que a agência não regula - onde ela explica, inclusive, os serviços de voz sobre IP.

"Além de ter se tornado uma interface mais direcionada aos usuários, curioso é reparar o destaque que ganhou a internet e os serviços de voz sobre IP no menu principal. O destaque é tanto, que tais serviços passaram à frente dos tradicionais serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura etc, os quais, na versão anterior do portal da agência, vinham no topo da lista", afirma Costa.

Para ele, esse é um sinal de que, "obviamente os usuários vinham demandando à agência esse tipo de informação, as quais simplesmente repousava em algum lugar bem pouco conhecido", diz ele.

De acordo com o advogado, "o desenvolvimento tecnológico e o anseio dos consumidores fizeram a equação mudar e a agência exemplarmente acompanhou a tendência ao inverter a ordem da lista, o que é um sinal dos novos tempos", concluiu.

Fonte: COMPUTERWORLD

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Atualização do Asterisk 1.6 - parte 2

Mudanças no Queue
As funcionalidades adicionadas incluem: a opção keepstats para guardar as estatísticas da fila durante uma recarga (reload), campo 'Strategy' para representar a estratégia utilizada pela fila, uma opção para executar macro quando um membro de uma fila é conectado a ligação de atendimento, opção para controlar o mínimo de tempo entre os anúncios da fila utilizado para avisar a pessoa a ser atendida quando sua posição na fila muda e informações adicionais para o log da fila.

Mudanças no MeetMe
As funcionalidades adicionadas incluem: capacidade de informar os membros que estão na conferência ou sairam, guardando a sua identificação (IDs), a aplicação chamado MeetMeChannelAdmin que faz operações num canal por nome e a opção 'C' do Meetme que faz com que o usuário da conferência continue no dialplan mesmo quando foi expulso da conferência.

Mudanças na música de espera
As funcionalidades adicionadas incluem: uma nova opção chamada "digit" que permite os usuários que estão escutando a música de espera trocarem de música

Mudanças AEL
As funcionalidades adicionadas incluem: possibilidade dos usuários definirem suas próprias variáveis locais em macros

Mudanças nos atributos da ligação
As funcionalidades adicionadas incluem: opção parkedcalltransfers, possibilidade da transferência voltar a pessoa que fez a transferência no caso de insucesso por algum motivo, suporte para configurar nomes para grupos de ligações customizadas, fazendo com que essas regras sejas definidas uma única vez e facilitando o controle.

Mudanças no suporte de idiomas
As funcionalidades adicionadas incluem: suporte a língua portuguesa (Brasil) e ao húngaro para falarem os números, datas e horas.

Fonte: AsteriskBlog

Justiça dos EUA mantém cobrança de taxa sobre serviços de VoIP

A Justiça norte-americana manteve nesta sexta-feira (1/6) a decisão da Federal Communications Commission (FCC), órgão que regula as telecomunicações nos Estados Unidos, que prevê a contribuição de parte das receitas de serviços telefônicos via internet para um fundo federal.

A Corte de Apelações do Distrito de Columbia afirmou que a FCC tinha autoridade quando decidiu, no ano passado, que provedores de telefonia via internet (VoIP) contribuam para o Fundo de Universalização do Serviço. O fundo subsidia serviços telefônicos para áreas rurais e de baixa renda nos EUA, bem como serviços de comunicações e acesso à Internet em escolas, hospitais e bibliotecas.

A Vonage, operadora de telefonia VoIP, recorreu da decisão, argumentando que a FCC havia excedido sua autoridade e se equivocou ao determinar uma sugestão de valor de contribuição por cada companhia.

A corte de apelações cancelou, no entanto, duas pequenas partes da medida da FCC, mas afirmou que, de modo geral, a comissão tem autoridade para requerer as contribuições dos provedores de VoIP ao fundo.
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As companhias nos EUA que oferecem serviços telefônicos de longa distância e internacional, bem como serviços digitais de Internet em alta velocidade, devem contribuir atualmente com 10,9% da receita para o fundo de US$ 7,3 bilhões.

Fonte: TIinside

Centro de São Paulo com telefone IP

Será inaugurado amanhã, no Largo São Francisco, no Centro de São Paulo, um posto de telefonia IP com 15 cabines telefônicas. Localizado na Rua Benjamin Constant, 208, o espaço permitirá que os usuários façam ligações locais e interurbanas bem mais baratas. O acordo com um estudo comparativo feito pela Proteste, a economia com a substituição da telefonia convencional pela realizada pela internet (tecnologia VoIP) pode chegar até 76% no custo das ligações.

Chamadas para países como EUA, Europa, Japão, China e Coréia podem ser feitas por preços que variam de R$ 0,19 a R$ 0,29 o minuto. Para a Grande São Paulo, será cobrada uma tarifa de R$ 0,13 o minuto (para telefones fixos), e para outras localidades, a tarifa é de R$ 0,39 o minuto (também para números fixos).

O novo posto de telefonia IP de uso público é uma iniciativa da marca “Fale Feliz”, com utilização da tecnologia Tell Free. “O local, próximo ao Largo de São Francisco, bem no Centro de São Paulo, foi escolhido devido à facilidade de acesso, ao grande movimento de transeuntes e ao grande número de escritórios existentes na região. A população passa a ter uma opção de posto telefônico que alia qualidade do serviço e tarifas mais baixas”, diz Arthur Corrêa, proprietário da marca Fale Feliz e parceiro de negócios da Tellfree.

Responsável pela estrutura da Tellfree em Santos e pela instalação dos telefones IP de uso público na Vila Maria e na Favela Paraisópolis, também em São Paulo, Arthur pretende continuar investindo na “democratização” da telefonia IP de uso público. “Temos planos de expansão do projeto de telefonia IP de uso público para outros lugares em São Paulo, como estações de metrô, postos de gasolina e outros pontos com grande concentração de pessoas. Há também planos de expansão para outros estados”, adianta.

Para ele, 2007 é o ano do boom da telefonia IP no Brasil. “O telefone IP de uso público contribui para difundir o conhecimento acerca da tecnologia, sobretudo da economia que ela proporciona. O mercado tem um potencial fantástico de crescimento, porque muita gente ainda não sabe o que é o VoIP”, completa.

Fonte: B2B magazine

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

IP04 - PBX IP com 4 FXO/FXS por $450

Este protótipo é um PBX IP com 4 portas, produzido a partir do 4fx e BlackfinOne V2. O primeiro lote montado e testado do IP04 está disponível por $450 na loja Free Telephony Project.

Existem 3 versões do IP04:

1. O protótipo IP04, que era o projeto inicial do IP04. Os arquivos de design para esta versão estão disponíveis no repositório SVN. Este é um PBX IP IP04 que você mesmo pode construir e algumas partes estão disponíveis na Loja.

2. O Atcom Production IP04, no qual tem um layout PCB diferente para o protótipo IP04.

3. O uC-pbx, que é muito parecido com o design do protótipo IP04.


Especificações do protótipo IP04:
- 2 layer PCB medindo 200mm x 100mm
- BF532 400MHz
- 64M SD-RAM rodando a 133MHz
- 256M NAND Flash para a aplicação Asterisk, prompt e armazenamento do correio de voz
- 0-4 módulos FXS/FXO
- opção para expandir para 8 ou 12 portas analógicas
- opção MMC para cartão flash removível
- cancelamento de eco de alta performance utilizando Oslec (Open source line echo canceller)
- Astfin Blackfin uClinux-Asterisk 1.4 software build
- consumo (para 2 FXS 2FXO) perto de 300mA @ 15VDC (4.5W)

Fonte: Rowetel

Yoomba estréia e-mail que faz chamadas VoIP

"É só ligar para o meu e-mail." Esse convite, aparentemente contrário ao senso comum, é o que a Yoomba, uma empresa novata de Israel, permitirá aos usuários por meio de um serviço online no qual qualquer pessoa com um e-mail poderá usar mensagens instantâneas e telefonia via Web.

A Yoomba (http://www.yoomba.com/) afirma que tornou o processo de ligação via Internet tão simples quanto o envio de e-mails, sem necessidade de registrar nem de lembrar números de telefone. Basta um clique em um convite enviado pelo amigo na forma de link e será possível conversar gratuitamente.

A base do serviço é uma tecnologia peer-to-peer que transforma cada máquina individual em uma colaboradora numa rede telefônica. Os usuários precisam apenas do computador e de um aparelho de telefone.

As ligações entre computadores funcionam pelo compartilhamento de banda disponível entre os usuários, de forma semelhante à que já acontece em serviços como o Skype, de acordo com Elad Hemar, presidente-executivo da Yoomba.

"Até o momento, diversos serviços de mensagens instantâneas eram sistemas fechados", disse Hemar, co-fundador da Yoomba. "Nós permitimos que o usuário converse com todos os seus contatos de e-mail, reunindo-os em um só lugar."

O software da Yoomba permite que os usuários liguem para qualquer pessoa que disponha de um endereço de e-mail que funcione com Outlook, Outlook Express, Microsoft Hotmail, Yahoo Mail ou Google Gmail. A empresa em breve planeja acrescentar outros serviços de e-mail e de listas de e-mail para redes sociais.

"Essa é a nova Internet. Não é mais a Internet separada e dividida dos portais", afirmou Hemar. "Tomamos a única rede universal --a do e-mail-- e criamos nosso serviço com base nela."

A empresa tem 20 funcionários e foi criada em Herzelia, Israel, mas agora tem sede em Menlo Park, na Califórnia, no escritório de um dos seus investidores em um grupo de venture capital.

"Se você tiver meu e-mail, pode me ligar", disse Hemar. "Pode ligar até para quem não seja parte do sistema Yoomba."

Fonte: Info-Online

Novas tecnologias WiFi podem «revolucionar» Internet móvel

De acordo com a consultora Frost & Sullivan o desenvolvimento de novas tecnologias sem fios está a preparar a chegada de grandes mudanças a nível da Internet de banda larga móvel. Na pole position encontram-se as tecnologias 3G Long Term Evolution (LTE), xMax e Mobile WiMax.

A informação é avançada por um relatório da consultora citado pelo portal Vnunet.

Para já, apesar de os standards de WiMax ainda não estarem adaptados para a utilização de VoIP para telemóveis, a tecnologia Mobile WiMax apenas deverá chegar os computadores ultra-mobile e não ao mercado de smartphones, refere o portal.

Estes aparelhos deverão começar a utilizar tecnologias emergentes, como a xMax, que poderá permitir às operadoras criarem pacotes mensais de chamadas e SMS ilimitados a preços relativamente baixos.

A tecnologia xMAx é aliás apontada por alguns analistas como a primeira tecnologia de quarta geração (4G) a chegar ao mercado, o poderá suceder já em 2008.

Já a 3G LTE, que ainda não é um standard aceite, poderá ter características de performance superiores à Mobile WiMax.

Para Luke Thomas, programme manager da Frost & Sullivan, a introdução desta tecnologia nas redes celulares implica uma melhoria do hardware para ser suportada.

As operadoras estão constantemente à procura de manter os seus lucros ao mesmo tempo que aumentam o lucro médio por utilizador.

«A dependência das operadoras pelos serviços de voz para aumentar os seus lucros médios por utilizador não pode continuar a ser um factor importante devido à saturação do mercado e às várias alternativas como o VoIP e as tarifas reduzidas de chamadas locais e de roaming impostas por políticas de regulação» defende Luke Thomas.

«O resultado é que as operadoras estão agora à procura de novas tecnologias de banda larga móvel para aumentar o lucro médio por utilizador em aplicações de dados para continuarem a obter lucros a longo prazo» conclui.

O estudo prevê que este longo prazo traga novos mercados às operadoras, nomeadamente na disponibilização de serviços de transmissão de dados a baixo custo, mesmo que para tal tenham de ter um investimento significativo.

Fonte: Sapo-PT

Skype entra nos telemóveis

Criadora das chamadas gratuitas na Internet quer ser utilizada também nos telemóveis.

Ana Rita Guerra em Tallinn

Quatro anos e 220 milhões de utilizadores depois, a Skype prepara-se para invadir o negócio das operadoras móveis, com o surgimento dos primeiros telemóveis preparados com ‘software’ capaz de fazer chamadas VoIP (voz sobre Internet Protocol).

O modelo a seguir nos telemóveis será o mesmo que o Skype usa nos computadores, ou seja, gratuito. Basta que o utilizador tenha acesso à Internet numa zona Wi-Fi e poderá “trocar” a ligação GSM fornecida pelo seu operador pelas comunicações gratuitas da ‘dot-com’ entre números Skype. Todo o interface será semelhante àquele que os utilizadores têm no PC quando usam os produtos da empresa, que revolucionou as comunicações na Internet ao lançar chamadas gratuitas, em 2003.

Agora, o interesse da Skype vira-se para o ambiente móvel. A Philips e a Nokia estão na linha da frente como parceiros da empresa, tendo já vários modelos com o ‘software’ Skype embebido.

Deverão as operadoras móveis entrar em pânico? Segundo o fundador e CEO do Skype, Niklas Zennström, não. “É um relacionamento simbiótico”, respondeu Zennström ao Diário Económico, explicando que a Skype está a tentar ser um aliado das operadoras e não uma ameaça. A parceria conseguida com a operadora sueca Hutchinson 3 é um espelho da nova estratégia, uma vez que a empresa já comercializa telemóveis com modo duplo: rede GSM e comunicações VoIP nos mercados em que opera (Suécia, Austrália, Dinamarca e Reino Unido).

“Ao oferecer Skype, as operadoras irão criar maior procura por banda larga”, diz Zennström, que falava ontem aos jornalistas no primeiro grande evento europeu da empresa. Embora admita que muitas operadoras encaram a entrada da Skype no segmento móvel como uma ameaça, a intenção da empresa é complementar a rede GSM e não substitui-la. Zennström, o sueco que já tinha também fundado o Kazaa com o parceiro Janus Friis, garantiu que “por mais que se consiga uma óptima cobertura de acesso Wi-Fi, esta rede não irá matar o GSM”.

Esta é apenas uma das áreas que a Skype – comprada em 2005 pela leiloeira ‘online’ eBay – pretende atacar. Um modelo próprio de publicidade, a venda de ‘software’ no retalho e o mercado empresarial, que já representa 30% dos utilizadores totais, são os grandes desafios da empresa sediada na insuspeita Estónia, que conta com 300 dos 500 colaboradores da ‘dot-com’.

Kazaa, música ao mundo
Niklas Zennström e Janus Friis eram dois escandinavos desconhecidos antes de aparecerem como fundadores da rede de partilha Kazaa, o ‘site’ “peer-to-peer” que mudou a face da Internet. Com tecnologia brilhante, assente no poder de milhões de computadores em rede a partilhar ficheiros em vez de dois ou três servidores centrais, o Kazza foi considerado ilegal até há cerca de um ano. Isto porque todas as transacções eram gratuitas, contribuindo para a queda dos negócios da indústria musical e cinematográfica. Mesmo agora, depois de “legalizado”, o Kazaa continua a ser um marco. A Skype foi a empresa que se seguiu para os dois companheiros, que curiosamente são os estrategas e não os cérebros por trás da programação. Esse mérito pertence a Ahti Heinla e Jaan Tallinn, os técnicos que desenharam tanto o Kazaa como o Skype…

Fonte: DiárioEconômico.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Atualização do Asterisk 1.6

Asterisk 1.6 está tomando forma com algumas características do Asterisk 1.2 e 1.4 que já estão consolidadas e com novas funções do plano de discagem (dialplan).

Abaixo estão algumas das últimas atualizações para esta nova versão:

AMI - O gerenciador (TCP/TLS/HTTP)
As funcionalidades adicionadas incluem: suporte a TLS para a interface de gerenciamento e servidor HTTP, opção de redirecionamento URI para o servidor HTTP embutido, GetConfigJSON (ação que retorna o conteúdo dos arquivos de configuração do Asterisk no formato JSON), uma ação de "Bridge" que permite unir 2 canais que estão ativos no sistema e a ação "ListAllVoicemailUsers” que permite capturar a lista de todas as configurações do correio de voz dos usuários.

Funções do Dialplan
As funcionalidades adicionadas incluem:a função DEVSTATE() que permite capturar qualquer estado de um dispositivo no dialplan, uma nova opção do Dial() para os IPFones não contarem as chamadas classificadas como "perdidas" quando o tempo espira ou é cancelado, LOCK(), TRYLOCK() e UNLOCK().

Mudanças no CLI
Incluído o comando no CLI ‘core show channels count’ e a possibilidade de configurar o core debug e o valor do verbose por arquivo.

Mudanças no SIP
As funcionalidades adicionadas incluem: um melhoramento no suporte a NAT e STUN, uma nova forma de comparar requisições de chegada, “busy-level” para configurar o nível que um dispositivo pode ser considerado como ocupado pelo Asterisk, o novo comando de tempo real chamado “sipregs”, para solicitar os dados de registro do SIP, mais suporte ao T.140 em tempo real no SIP/RTP, novas variáveis para a transferência da ligação e um novo cabeçalho que é mostrado para ligações canceladas atendidas por outros telefones.

Mudanças IAX2
As funcionalidades adicionadas incluem: opção de configuração trunkmaxsize para o chan_iax2, opção srvlookup para o iax.conf e suporte para OSP.

Mudanças DUNDi
As funcionalidades adicionadas incluem: possibilidade de especificar argumentos para a aplicação Dial quando utilizar o DUNDi no dialplan, possibilidade de configurar pesos para respostas dinâmicas, funções no dialplan (DUNDIQUERY e DUNDIRESULT) que permitirá iniciar uma pesquisa DUNDi a partir do dialplan e encontrar quantos resultados houverem assim como acessar cada um.

Mudanças ENUM
Adicionado 2 novas funções no dialplan (ENUMQUERY and ENUMRESULT) que permitirá iniciar uma pesquisa ENUM a partir do dialplan acessando o resultado sem a necessidade de fazer múltiplas requisições DNS.

Mudanças Voicemail
As funcionalidades adicionadas incluem: possibilidade de customizar quais arquivos de som serão utilizados para alguns prompts dentro de uma aplicação Voicemail, adicionado o comando no CLI “voicemail show users”, suporte a linguagem "tw", suporte para armazenar saudações e possibilidade de customizar as mensagens para as teclas de encaminhamento, reverso, parar e pausa.

Fonte: AsteriskBlog

Quase 70% das empresas brasileiras migrarão para VoIP em 2007

São Paulo - Dados da Supercom indicam que a tecnologia vai ser rotina para a maioria das pequenas, médias e grandes empresas.

O VoIP está se tornando, cada vez mais, uma realidade dentro das corporações brasileiras.

Segundo um levantamento da Supercom com 300 empresas de diversos tamanhos afirma que 68% delas pretendem migrar para a telefonia IP já em 2007. Atualmente, afirma a pesquisa, 23% das entrevistadas já utilizam voz sobre protocolo de internet.

Para a Supercom, os maiores chamarizes do VoIP para companhias brasileiras está na redução de custos e na migração de baixo custo. Em janeiro passado, o instituto Teleco apontou que a entrada de operadoras maiores no setor vai impulsionar a adoção da tecnologia.

Fonte: IDG Now

Operadoras temem abrir redes e perder receita, avalia IDC Brasil

Para o diretor da IDC Brasil, Mauro Peres, a briga do Skype com as celulares nos EUA - a empresa foi à FCC para reivindicar o direito de ter o software rodando nos terminais das operadoras móveis - acontece em todo o mundo, inclusive, aqui no Brasil. "Só não foi ainda para o órgão regulador", avalia. Segundo Peres, as operadoras resistem abrir suas redes porque temem perder a receita ligada ao produto voz, o carro-chefe delas.

"As operadoras, sejam elas fixas ou móveis, vão tentar resistir até onde puderem", afirmou Peres, que participou, nesta quarta-feira, do anúncio da quarta edição do Barômetro Cisco de Banda Larga, estudo patrocinado pela fabricante e realizado pela IDC Brasil.

Para o analista da IDC, aqui no Brasil, também há uma resistência clara das operadoras em relação a abrir suas redes aos novos entrantes. Ele lembra a questão do "unbundling", o compartilhamento da infra-estrutura de rede obrigatória para as concessionárias locais que não andou como devia nos últimos anos no país.

"As operadoras VoIP sofrem com essa falta de compartilhamento de infra-estrutura. E vão continuar porque o mercado vai resistir até onde puder. A opção é buscar alternativas", reforça o diretor da IDC Brasil.

Com relação ao aumento de conexões banda larga, Peres diz que o VoIP tem pouca influência no resultado final. "As pessoas buscam a navegação básica mesmo." Mas admite que entre as classes A e B, atendidas pelas operadoras de cabo, o serviço NetFone, da Net/Embratel, tem sido, sim, um diferencial na hora da escolha de um provedor.

"Os pacotes triple play - TV por Assinatura, banda larga e Telefonia - são atrativos e determinam uma mudança de provedor tradicional. É claro que ela ainda impacta pouco, até porque a infra-estrutura de cabo é restrita no país", observa Peres.

O presidente da Cisco Brasil, Pedro Ripper, disse que a discussão em torno "unbundling" perdeu força no país, principalmente após a Embratel, que estava à frente do debate, ter mudado de controle acionário, mas observa que é, sim, uma questão para ser retomada. "Ela é determinante para fomentar a competição", observou o executivo.

Ripper lembrou três exemplos mundiais. Um na Dinamarca, onde as operadoras foram obrigadas por lei a abrirem seus DSLs às concorrentes para fomentar a concorrência; os EUA, onde não houve lei, mas sim demanda do mercado, e por isso as operadoras fixas, preocupadas com a presença das concorrentes de cabo, abriram mão da assinatura básica de voz para vender o acesso banda larga. Por fim, recentemente, a França também decidiu abrir o modelo para ampliar a competição e o número de acesso de conexões banda larga.

"São exemplos distintos, mas que trouxeram resultados. No caso dos EUA, as operadoras fixas vendem banda larga e o consumidor compra o serviço de voz de uma operadora VoIP. É uma questão de oferta e de preço. Há modelos que podem ser observados e adaptados para o Brasil", completou o executivo.

Ripper, no entanto, deixou claro que as concessionárias de telefonia fixa precisam ter seus investimentos respeitados, uma vez que a infra-estrutura é um ativo. "Não há como fazer negócio sem ter rentabilidade. Tem que ser um modelo justo para todos, mas tem que haver um modelo que resolva o problema", finalizou o presidente da Cisco Brasil.

De acordo com dados do Barômetro Cisco de Banda Larga, o país terminou o ano de 2006 com 5,75 milhões de conexões banda larga. Somente no ano passado foram incorporados 1,6 milhão de novas conexões, o que significa um crescimento de 40,1%, em relação a 2005. Como o estudo avalia conexões com velocidades superiores a 128 Kbps, as conexões realizadas ainda através do modelo dial-up (linha discada) não foi avaliada.

Fonte: Computer World

Especialista ensina a escolher provedor VoIP

A redução de custos proporcionada por VoIP nem sempre vem acompanhada da satisfação total do cliente. Isso porque muitos ainda não sabem avaliar o provedor de serviço antes da contratação, nem se dá conta da importante de se rever a infra-estrutura interna, de forma a adaptar a rede de dados, também para tráfego de voz. “Qualidade é fundamental nesta área. Quanto mais crítico for voz para o cliente, por exemplo, um prestador de serviços de telemarketing, maior deve ser a preocupação com a excelência nos serviços”, alerta Cássio Spnina, diretor executivo da Trellis.

Ele salienta que a tecnologia sofre influência desde a operadora até a terminação da ligação. Por isso, destaca que é fundamental avaliar a qualidade do provedor fim-a-fim. “Muitas vezes se avalia a operadora, mas se o usuário não cuidar da sua rede interna, de nada adianta”, diz.

O contrário – uma rede interna de alta qualidade interligada a um serviço ineficiente – também prejudica o desempenho das ligações.

Entre os cuidados a serem tomados pelo usuário, principalmente empresas, Spina relata que é preciso se certificar que a rede interna possui as características necessárias para implementar voz. “Os requisitos para tráfego de voz são mais exigentes. É precisso fazer uma avaliação da infra-estrutura, além de um bom projeto, dimensionado adequadamente, inclusive com análise economia”, explica.

A avaliação financeira, segundo ele, são importantes para esclarecer se o investimento feito na adequação da rede interna condizem com os resultados de economia na implementação de VoIP. A escolha do provedor de serviço, portanto, não pode se restringir à concorrência em preço. “É preciso fazer uma avaliação passo-a-passo de cada elemento da solução”, expõe Spina, ao dizer que outro ponto a se avaliar é o dimensionamento da rede com canais de voz – quantos canais são necessários para a solução VoIP.

Quanto ao outsourcing de rede que as operadoras VoIP vem estabelecendo no mercado, o especialista avalia ser extremamente saudável este tipo de parceria. Para ele, a operadora até pode ter rede própria, mas uma questão singular é a redundância. “É praticamente inviável economicamente uma operadora ter hoje uma infra-estrutura própria para redundante”, pondera. “Utilizar infra-estrutura de terceiro não quer dizer nada, o importante é avaliar que tipo de infra-estrutura se está sendo utilizado”, finaliza.

Fonte: IDG Now!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Lançado o Calling Circles Desktop 1.0.10 - Integração com Outlook

Este software integra o Microsoft Outlook 2003 ou Microsoft Outlook 2007 com o Asterisk.

Suas principais funcionalidades e características:
- Permite discar diretamente do Microsoft Outlook
- Abre uma tela (screen pop) para ligações entrantes e/ou saintes utilizando a lista de contatos do Outlook
- Desabilita as caixas de som do micro quando você origina ou recebe uma ligação
- Disca diretamente a partir do "clipboard" em qualquer aplicação do Windows

Porque este produto é melhor do que os concorrentes:
- Utiliza um avançado Outlook API para procurar o diretório do Outlook em tempo real para localizar o contato que você deseja
- O programa foi desenvolvido em C/C++, com alta performance. Não necessita de .NET ou Java.
- Eles oferecem suporte ao cliente
- Eles tem um bom conhecimento em Asterisk, Linux, PBXs, redes e desenvolvimento de software

Faça o download desta nova versão aqui.

Se você precisar de uma nova chave de avaliação, mande um email para elliot.otchet@callingcircles.com.

Fonte: CallingCircles

Como o VoIP pode melhorar sua empresa

As empresas brasileiras podem se beneficiar bastante das tecnologias de voz sobre IP. É preciso largura de banda, equipamentos adequados e suporte de fornecedores idôneos.

Por Billy Souto Maior

Mesmo os viajantes assíduos ainda sentem um frio na espinha ao embarcar em novos vôos. A analogia se aplica perfeitamente à tecnologia de voz sobre IP (VoIP), assunto cada vez mais discutido no Brasil. Por estarmos em um mercado bastante tradicional de telecomunicações, muitas empresas não sabem ao certo até que ponto vale a pena mudar toda a estrutura para embarcar neste vôo.

É mais econômico? Quanto vamos economizar durante um ano? Vai ter qualidade na comunicação? São algumas das principais dúvidas das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Não importa o ramo ou a experiência de mercado, no fundo todas querem saber se a migração para VoIP vai trazer benefícios – sobretudo ligados à área financeira.

Antes de responder, temos que desmistificar o VoIP. Nada mais é do que um serviço de telefonia pela internet, hoje já bem comum e utilizado por 43% das empresas mundiais, de acordo com uma recente pesquisa conduzida com 1,5 mil profissionais de 45 países. O resultado se traduz em incremento de 152% em relação aos dados coletados em 2002, quando apenas 17% das empresas pesquisadas adotavam a solução.

Não se trata apenas de vantagens econômicas, embora a grande maioria das empresas considere os cifrões requisitos básicos. O VoIP, em comparação com a telefonia convencional, utiliza a comutação por pacotes, via internet, e não por circuitos, o que a torna mais inteligente no aproveitamento dos recursos existentes, maximizando os canais anteriormente usados apenas para dados. Em outras palavras, você pode ter diferentes interconexões com operadoras de várias partes do planeta, sem a necessidade de estar fisicamente conectado a elas. Cria-se um leque bem maior de opções.
Preço não é tudo

Preço é importante, porém, é preciso saber como implementar o sistema nas empresas para não haver problemas futuros. É fundamental ter links com largura de banda suficiente (e disponível), além de equipamentos adequados, bem como o suporte de empresas idôneas. Há no mercado, hoje, uma série de empresas que, embora possuam licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), e muitas outras nem isso possuem, não entregam o serviço com qualidade. O motivo é simples: utilizam companhias no exterior.

Em casos assim, o cliente precisa comprar créditos com cartão internacional, não garantindo suporte e nenhuma qualidade. Outras ainda baixam programas da internet, se aproveitando da inexperiência dos gestores e dos próprios clientes.

Outro ponto a ser destacado é a cultura da equipe, que precisa ser conscientizada sobre a melhoria e, obviamente, dos resultados que o VoIP pode trazer.

Sem dúvida, as empresas devem banir o medo da tecnologia VoIP, que possibilita uma comunicação eficiente a baixo custo, em um mundo que, a cada dia, necessita de respostas mais rápidas e diferencial competitivo. Por isso, empresas brasileiras, bem-vindas ao mundo VoIP.

Fonte: Webinsider

Mercado de gateways em expansão

Após a percepção de seus benefícios por parte das empresas, a tecnologia VoIP saiu de um estágio inicial de adoção para uma tecnologia amplamente difundida e implantada no mundo. Este fator aumentou o desenvolvimento desta solução, mas a infra-estrutura baseada em Time Division Multiplexing (TDM) ainda prevalece. Com isso, os gateways, equipamentos que trabalham com as duas tecnologias, serão necessários para assegurar a integração e o funcionamento das redes híbridas TDM-IP neste meio tempo.

Percebendo o potencial da ocasião, os vendedores de gateways estão intensificando suas ofertas para fornecer soluções mais confiáveis e seguras para os usuários. Uma nova análise da Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, revela que as receitas mundiais deste setor somaram US$ 1,17 bilhões em 2006 e devem atingir US$ 2,39 bilhões em 2012.

"A transição para uma base mundial de IP está, pelo menos, 20 anos distante e a mudança de TDM para IP necessitará, por um longo período, de coexistência das duas tecnologias até a reposição de todos os equipamentos", revela Laura Devoto, analista da Frost & Sullivan. Inicialmente, os gateways foram desenvolvidos para aproveitar a redução de custos relativos às tarifas. Agora, eles estão sendo produzidos por empresas interessadas em obter os benefícios do IP PBXs ou garantir a evolução dos serviços de VoIP sem trocar sua infra-estrutura TDM já existente. Além disso, soluções para empresas com vários escritórios vêm ganhando força, pois reduzem custos.

Contudo, algumas empresas ainda relutam em confiar sua comunicação de voz a redes IP, principalmente devido a sua confiabilidade, qualidade de serviço e preocupações com segurança. Elas esperam que esta rede traga algum serviço de qualidade que o PSTN já oferece. Em paralelo, as companhias adotaram os serviços de VoIP e as soluções de telefonia IP lentamente, o que causou uma retração no desenvolvimento de media gateways.

"Assim, qualidade de serviço, integridade e segurança são as maiores preocupações entre clientes corporativos, impedindo-os de instalar uma larga base de VoIP", explica Laura. "Além disso, o fato de pequenas empresas terem limitados orçamentos de TI para desenvolver serviços e produtos VoIP de baixa qualidade causaram um impacto negativo na percepção do mercado sobre as tecnologias da próxima geração. Aspectos de interoperabilidade apresentam dificuldades adicionais aos consumidores interessados em aderir a ilhas de VoIP dentro de ambientes predominantemente TDM", completa a analista.

Com estes desafios, é imperativo para os vendedores de gateway fornecerem produtos confiáveis, redundantes e soluções seguras para fixar posição no mercado. É crucial também oferecer interoperabilidade extensiva e de fácil gerenciamento, obstáculos adicionais para os fabricantes.

Fonte: B2B Magazine

Versão web-based do Yahoo Messenger já está disponível

Os utilizadores do Yahoo Messenger têm à disposição um novo canal de acesso ao serviço que funciona sem que seja preciso fazer o download da aplicação para o computador. A nova versão da plataforma é executada através do browser e está disponível em versão beta no endereço webmessenger.yahoo.com, anuncia a empresa em comunicado.

Tal como a maioria dos sistemas de chat web-based o da Yahoo também se apoia em tecnologia Flash. No entanto, e apesar dos esforços da empresa, por enquanto a aplicação online ainda não incorpora todas as funcionalidades habitualmente incluídas no software tradicional. Porém, inclui uma novidade: compatibilidade com o MSN Messenger. Desta forma, os utilizadores Yahoo podem incluir na sua lista os contactos com conta MSN.

Outra das características não incluídas nesta primeira fase do projecto foi a capacidade de integração com plataformas VoIP, o que deverá mudar nos próximos meses, assegura a empresa.

Resta salientar que a aplicação web-based é compatível com os browsers Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari e que de momento está activa no Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Malásia e Vietname. Ao longo do ano o serviço será alargado a outros países.

Ao disponibilizar uma plataforma que funciona através do browser, a Yahoo quer conquistar novos utilizadores, nomeadamente todos aqueles que apenas podem consultar a Web em cibercafés, ou noutros pontos de acesso público.

Fonte: Tek

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Vídeo sobre o TrixBox Pro

TrixBox Pro é a nova evolução da linha de produtos TrixBox e não utiliza mais nenhum outro projeto de código livre como sua interface ou utilitários.


A versão Pro é um modelo híbrido de hospedagem para garantir a integridade dos dados, onde a interface do usuário é localizado no Datacenter da Fonality enquanto que o servidor PBX IP é localizado nas dependências do usuário.



Assista o vídeo em inglês aqui.

Fonte: AsteriskTutorials

Europeus adoptam conversações móveis em detrimento da rede fixa

As chamadas móveis estão a substituir o tempo de conversação por telefone fixo. Esta é a conclusão de um relatório da Analysys que indica que esta realidade é mais notória na Finlândia, onde 67,6 por cento das chamadas são móveis. A consultora estima ainda que, no próximo ano, 90 por cento das chamadas por voz sejam feitas através do telemóvel neste país.

O estudo "The Acceleration of Fixed-Mobile Substitution in Western Europe: facts and figures", refere que após vários anos de estagnação, as chamadas móveis aumentaram 23 por cento em 2006 sendo que, em cinco mercados europeus já se assume como a principal forma de comunicação por voz.
Mesmo assim, nem todos os mercados mostram as mesmas tendências que a Finlândia. Na Alemanha, apenas 24,3 por cento dos telefonemas efectuados em 2006 foram feitos a partir de equipamentos móveis. Porém, esta percentagem representa uma subida de 6,8 pontos percentuais face a 2005.

Os responsáveis pelo estudo indicam que a migração para as comunicações móveis era esperada embora a transição esteja a ser mais rápida do que o previsto, o que pode prejudicar as operações das operadoras de redes fixas que, cada vez mais, tentam procurar novas fontes de rendimento para suportar os seus serviços, indica o relatório.

Por outro lado, as conversações por VoIP parecem ter pouco impacto na migração do tráfego de conversações por voz para os dispositivos móveis, dizem os analistas frisando que, o dinheiro poupado nas conversações sobre IP acaba por ser gasto nas chamadas móveis e não nas fixas.

Fonte: SAPO.PT

Mercado mundial de serviços VoIP aumenta 66% em 2006

O mercado mundial de serviços VoIP cresceu 66 por cento no ano passado fixando-se agora nos 15,8 mil milhões de dólares. Os resultados foram apurados pela Infonetics Research que, no seu relatório VoIP Services and Subscribers, admite haver espaço para a expansão do mercado.

As estimativas da consultora indicam que até 2010 as receitas globais provenientes de serviços de voz sobre IP deverão triplicar. Tudo porque este tipo de serviços deixou de ser utilizado apenas pelo mercado residencial, que representou 68 por cento do total da facturação do sector de 2005 para 2006, e começou a fazer parte do quotidiano das empresas. Actualmente a utilização doméstica do VoIP fixa-se nos 71 por cento, enquanto que nos mercados corporativos já atinge uma quota de 29 por cento.

A análise da Infonetics Research mostra que a região da Ásia-Pacífico domina o cenário de serviços VoIP no mercado mundial, contando 46 por cento do total de utilizadores desta tecnologia.

No entanto, e pela análise da consultora, as regiões da EMEA e do norte da América ganharam espaço neste sector nos últimos anos. O mesmo aconteceu com as regiões da América Latina e Caribe, onde se nota um aumento significativo na utilização de serviços VoIP.

Fonte: SAPO-PT

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

asterCRM - aplicação de código livre para CRM / Call Center

Asterisk-crm é uma aplicação de código livre desenvolvida para usuários do Asterisk, voltado para o mercado de CRM e Call Centers.

Este produto utiliza o ajax (xajax com php), mysql e tem suporte a pop-up, discagem a partir de um click (click to dial) e algumas outras características de um Call Center. Ele deve funcionar com todos os sistemas Asterisk.


Características:
- aviso com pop-up para ligações entrantes
- sugestão de acordo com a empresa ou contato
- gerenciamento de ramais/contas
- discagem a partir de um click (click to dial)
- pode ser integrado com todos os sistemas Asterisk

Necessita do MySQL 4.1 ou superior e foi testado com o TrixBox e Magiclink IP PBX.

Faça o download aqui.

Fonte: Voip-info

Siemens: VoIP vai ser baseado em software

As plataformas de comunicação via IP corporativas devem deixar de ser fundamentadas em hardware proprietário, passando a ser baseadas em software aberto. Foi o que garantiu o diretor Técnico da Siemens Enterprise Comunications, Tadeu Viana, que esteve em Porto Alegre nesta terça-feira, 22, participando do Meeting de TI da Federasul.

"Para obter ganho de produtividade é necessário integrar o VoIP a sistemas corporativos, como ERPs e CRMs, o que não é possível com o modelo tradicional", explica o executivo. Viana cita como vantagens das plataformas baseadas em software a possibilidade de concentração em um só servidor, o que gera ganhos de escalabilidade e facilita a administração.

Gartner aponta tendência
Viana apresentou números do Gartner que comprovam a tendência. Segundo o instituto de pesquisa, o número de ramais corporativos baseados totalmente em IP subirá dos 10% registrados em 2005 para 35% em 2010. Os PABX mistos manterão a participação na casa dos 50%, com a diferença que serão mais digitais, com 39% das portas nesse formato, três vezes mais que hoje. Terminais telefônicos tradicionais despencam de 34% para 8%.

Os mercados europeu e americano serão os principais responsáveis pelo avanço, que deve ser seguido por um delay de até três anos pelo Brasil. Segundo o executivo da Siemens, os responsáveis pela situação são as operadoras de telecom, que ainda não foram pressionadas pelas empresas de VoIP a ponto de oferecer planos com o sistema, e o custo equipamento.

"Esse último fator vamos corrigir até o final do ano, quando a Siemens deve começar a fabricar terminais totalmente digitais no Paraná", revelou Tadeu.

Fonte: Baguete

Intel revela o Portátil mais fino do Mundo

A Intel, juntamente com uma firma de design, a Ziba Design, revelaram o portátil mais fino do mundo, quase tão fino como um Motorola RAZR.

Com apenas 18 milímetros de espessura, que dá espaço para colocar apenas uma porta USB na horizontal e com um peso de apenas 1,02 quilogramas, este protótipo torna-se num "brinquedo" muito apetecido para quem gosta de viajar leve e com estilo.

Apesar de ser tão pequeno e leve, mesmo assim tem espaço para algumas inovações, tal como um ecran LCD secundário, na tampa do portátil, um leitor de impressões digitais e até um microfone com redução de ruídos para ser usado em programas de VOIP.

Embora ainda não exista uma data de lançamento, sabe-se já que existem planos para começar a ser fabricado no final deste ano, provavelmente a tempo de ser uma bela prenda de Natal.

Fonte: Bites e Bytes

Skype fecha escritórios na Europa e reduz equipes

SÃO PAULO - A empresa pro trás do serviço de VoIP Skype, que pertence à empresa de leilões online eBay, está cortando sua equipe na Europa. A empresa afirmou que irá fechar varas de suas filiais no velho continente, concentrando as operações no escritório da empresa em Londres.

Com isso, serão fechados os escritórios da Alemanha, Espanha, Itália, Escandinávia, Polônia e França, cortando 40 funcionários de um total de 516.

Apesar de contar com um número elevado de usuários cadastrados - mais de 170 milhões de pessoas - uma minoria utiliza os serviços pagos do Skype como o SkypeOut, pelo qual usuários podem, a partir de PCs ligados à internet, fazer ligações de voz para aparelhos de telefone no mundo real, ou o SkypeIn, pelo qual o usuário do programa pode contratar um número de telefone virtual em centenas de cidades mundo afora, incluindo aí várias capitais brasileiras.

Fonte: Estadão

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

TABLETmedia lança uma versão de teste do softfone iFon Windows Mobile

iFon™ é um softfone para PDAs que pode ser utilizado para realizar ligações VoIP, Videoconferência e envio de mensagens. São telefones inteligentes e soluções para dispositivos móveis.
Algumas características do iFon™:

- integra VoIP SIP, videoconferência e envio de mensagens
- integra aplicações de voz em 2 modos (VoIP e GSM/CDMA) e mensagens (SIP e SMS)
- vídeo em um ou nos dois sentidos
- compatível com o SIP IETF (RFC3261)
- codecs de áudio: G.711, G.722 e GSM/FR 6.10. Opcional: G.723.1, G.729A e AMR (nb+wb)
- codecs de vídeo: H.263. Opcional: H.261 e MPEG-4. Em breve H.264
- recebe e tranmite vídeo numa taxa de até 30 fps

iFon™ foi testado com sucesso para interoperabilidade com equipamentos de VoIP e videoconferência por diversos fabricantes, incluindo Tandberg, Polycom, Radvision, Innomedia, Nortel, Alcatel, NEC, Cisco, Mitel, AudioCodes, Jasomi, PingTel, Ericsson, iptel/SER e Asterisk.

Estes são alguns dos PocketPC PDA que são suportados pelo iFon™: NEC, HP, Compaq, Toshiba, AudioVox, Fujitsu, Symbol, HTC e outros.

Faça o download do produto aqui (funciona apenas por 10 minutos para demonstração).
- Instalando a partir do PC com ActiveSync (.exe)
- Instalando diretamente no dispositivo (.cab)

Fonte: Tabletmedia