sábado, 30 de junho de 2007

DGVChannel agora também com Asterisk 1.4.4 e melhorias nas detecções

A DigiVoice está liberando uma nova versão de Channel Driver. Esta versão possui melhorias na Detecção de FAX, Detecção de DTMF, Detecção de CallerID e no Cancelamento de Echo. Implementações também para funcionamento com Asterisk 1.4.4.

*Importante: para compilar a versão 0.9.2 do channel, é necessário a voicerlib de versão 4.0.9.2

*Importante: para compilar com suporte ISDN verifique os arquivos Makefile e chan_dgv.c

Arquivos/Procedimento para instalação:

VoicerLib

DgvChannel

O procedimento para instalação encontra-se no arquivo INSTALL dentro do diretório dgvchannel-0.9.2

../dgvchannel- 0.9.2/CHANGELOG

v0.9.2
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* Implementacoes para funcionamento junto ao asterisk 1.4.4;
* Alteracao ao retornar erro na tentativa de alocar um canal livre(Dial), quando configurado para alocar um canal especifico agora geramos um erro de AST_CAUSE_BUSY, e ao tentar alocar um grupo de canais geramos um AST_CAUSE_CONGESTION;
* Correcoes ao desalocar um canal DGV, *Atualizacao recomendada*;
* Cancelamento de deteccao e geracao de DTMF apos detectar sinal de FAX na linha;
* Melhorias na estrutura de deteccao de CallerID;
* Correcao de implementacao do parametro *relaxdtmf*;
* Adicionado a aplicacao autoconfdgv a configuracao para placas FXS;

Obs.: Esta versao nao esta com default de compilacao para *isdn*, para compilar com esta opcao verifique os arquivos Makefile e chan_dgv.c;

sexta-feira, 29 de junho de 2007

StoneAge Voip 1.0 - para monitorar o tráfego Voip no Asterisk

Com a convergência de voz, dados e vídeos acontecendo constantemente nas empresas, é importante monitor a performance da rede para garantir qualidade de serviço (QoS) e gerenciar a rede para que a mesma nunca páre, garantindo a continuidade desses serviços essenciais para qualquer empresa.

O StoneAge VoIP é a primeira solução de software para monitorar a infra-estrutura necessária para o VoIP, funcionando juntamente com o Asterisk.

Este software fica monitorando a rede, colhendo informações para diagnosticar a performance da rede através de métricas e dos serviços do PBX IP. É possível configurar os diversos pontos de checagem para melhorar a análise da rede.

Na interface do usuário é fácil definir as estações ou equipamentos para monitorar, ativar/desativar alguns pontos de checagens e configurar os parâmetros de monitoração. Um gráfico também é gerado em tempo real mostrando a performance da rede, um resumo das ligações em tempo real, por hora ou por dia.

Além disso, este software monitora o PBX Asterisk, coletando o status do hardware e do sistema operacional Linux, fornecendo diversas informações em tempo real, incluindo os alarmes dos elementos da infra-estrutura VoIP e o impacto na rede do tráfego gerado pelos ramais do sistema.
Adoção de telefonia IP ainda está em estágio inicial

por Roberta Prescott
28/06/2007

Mais cara que o modelo tradicional, a telefonia IP está em estágio inicial de implementação nas empresas

Enquanto o mercado europeu vive um declínio da adoção de telefonia IP, em decorrência do amadurecimento do mercado daquele continente e do fato de o IP não representar mais uma novidade, no Brasil, está realidade é oposta. A adoção de voz sobre IP ou de telefonia IP ainda está em fase inicial, com apenas algumas iniciativas mais avançadas. Isto contribui para a taxa de crescimento ano a ano de telefonia IP na América Látina ficar na casa dos 11,6%. Nos Estados Unidos, este índice é de 5,1% e na Ásia de 10,6%.

Estes dados foram apresentados na tarde desta quinta-feira (28/06) em painel no IT Conference 2007. "Dois anos atrás não se falava tanto em adotar telefonia IP", destacou a gerente de pesquisas da Frost & Sullivan, Kristin Crispin. O estudo da consultoria também revelou que o mercado brasileiro de telefonia tradicional está em queda de 11,8%.

Na comparação com o México, o Brasil aparece bem distante na adoção de IP puro. Kristin explica que este fato deve-se à falta de concorrência em telecomunicações, o que culminou em uma qualidade de serviços inferior à desejada e a um alto custo. Tais fatores levaram aquele país a partir para a solução em Protocolo IP antes de outros da América Latina.

Estatísticas à parte, o que as corporações buscam ao implementar esta tecnologia é uma plataforma que otimize todos os tipos de aplicação de negócios. Mas adotar IP - além de mais caro que o modelo tradicional - impõe desafios para os CIOs. Os desafios, aponta Kristin, passam pelo alto investimento, necessidade de business case com ROI, cultura das empresas e alinhamento das soluções com as necessidades dos negócios. "Não estamos mais falando de somente redução de custos, mas sim em redução da administração e do gerenciamento da infra-estrutura de rede."

Projetos
Para um projeto de implementação de telefonia IP dar certo, a consultora dá uma dica: "saiba aonde quer chegar antes de trilhar o caminho". Para Alexandre Carvalho, gerente de TI da Sandoz, a TI tem obrigação de olhar para frente para apontar caminhos que ajudem o negócio.

Segunda fabricante de medicamentos genéricos do mundo, a Sandoz resolveu partir para uma solução de IP híbrido quando viu a capacidade do PABX não suportava mais o crescimento dos negócios - entre os quais um salto de um bilhão para 6 bilhões de tablets por ano.

Além de alternativa para o PABX limitado, o IP híbrido permitia mobilidade para os executivos e flexibilidade e agilidade na comunicação, redução de custo e convergência tecnológica. O projeto começou com um piloto com 20 pontos e vai expandir para mais 30. Como resultados, Carvalho destaca um maior valor agregado, aceitação do cliente interno, integração de voz, dados e vídeo.

No caso da Promon, que implementou telefonia IP em mil ramais, o motivador foi o fato de a plataforma estar obsoleta. Com a troca, foram incorporados softphones para atender principalmente aos funcionários que passam a maior parte do tempo nos clientes. Os próximos passos da Promon, conta Pedro Pedini, gerente de consultoria da Promon, incluem enriquecimento do sistema com a integração com o Microsoft Outlook, acesso à intranet, SMS entre ramais e passar para o telefone os registros de horas, que hoje são feitos no computador.

Fonte: Itweb

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Lançado o QueueMetrics 1.4.0 para o Asterisk

Depois de alguns meses de desenvolvimento, saiu a versão 1.4.0 do QueueMetrics, uma das melhores aplicações para gerenciamento de filas para o Asterisk. Esta versão possui diversos recursos novos e também correções de alguns problemas da versão anterior.


Os principais recursos novos desta versão estão listados abaixo:
- novo processo de execução do produto, sendo 4 vezes mais rápido e 2 vezes mais eficiente no consumo de memória do que a versão 1.3, fornecendo muito mais informações.
- é 100% compatível com as configurações da versão anterior
- novo processo de execução para cluster. A configuração é um pouco diferente da versão 1.3.3
- nova página para o agente: o agente pode realizar log on, log off, iniciar e terminar uma pausa
- código para cada ligação: o agente pode associar um código para cada ligação de entrada/saída e depois gerar relatórios
- monitoramento de uma ligação que foi repassada para diversas filas por transbordamento
- monitoramento de todas as filas em tempo real
- um novo campo foi adicionado para descobrir de qual servidor os dados vieram, para o caso de cluster
- possibilidade de utilizar um software de terceiros para monitoramento (ex. OrecX) através da interface XML-RPC
- uma nova página foi adicionada para o próprio usuário mudar a sua senha
- melhoramento no filtro DNIS / análise por código de área
- supervisor: relatório por equipe de agentes gerenciados por um supervisor

Além disso, mais de 50 correções foram realizadas

Você pode realizar o download do produto aqui.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Palestrantes para o II Encontro VoIPCenter & Asterisk on Line 2007

Estamos cadastrando palestrantes para o II Encontro VoIPCenter & Asterisk on Line 2007, sobre os assuntos de VoIP e Asterisk, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro deste ano em São Paulo.

Ao todo serão 10 palestras nos 2 primeiros dias, sendo 5 sobre o assunto VoIP e 5 sobre Asterisk. O terceiro dia (14/11/07) será destinado exclusivamente para Palestras Comerciais de 30 minutos, ou seja, para as empresas apresentarem suas soluções e produtos de VoIP e Asterisk.

Gostaria de convidar vocês para ministrar uma palestra sobre algum assunto de VoIP ou Asterisk nesse encontro, ou então apresentar algum produto ou solução da sua empresa.

O site do encontro é: http://www.encontrovoipcenter.com.br
Um preview da grade das palestras está em grade de palestras. Os temas podem até serem ajustadas de acordo com a necessidade de cada palestrante.

Se você estiver interessado, por favor entre em contato comigo enviando um email para amsato@innovus.com.br.

Aguardo sua resposta, muito obrigado

Alberto M. Sato
Innovus Soluções VoIP - Diretor Técnico
Volta Redonda/RJ - Brasil
amsato@innovus.com.br
(24) 3076-2325 / (21) 4063-7416
(41) 4063-7416 / (31) 4062-7416
(11) 4063-7416 Ramal/LigVoIP: 319

terça-feira, 26 de junho de 2007

Digium lança uma linha completa de placas PCI Express

A Digium anunciou uma nova linha de placas de telefonia baseadas no padrão PCI Express (PCIe). Este padrão está rapidamente dominando o mercado para servidores, estações e desktops porque oferece uma performance superior aos barramentos atuais.

As placas novas TE220 (com 2 portas E1) e a TE420 (com 4 portas E1) com interface PCIe elimina a consideração da tensão de alimentação do barramento PCI (de 3,3V ou 5V), que era um grande problema na especificação do servidor para essas placas.

Estes modelos já estão disponíveis na Digium e nos revendedores autorizados por um preço, nos EUA, ao consumidor final de US$ 695 para a TE220 e US$ 1.195 para a TE420. Ambos os modelos são compatíveis com os módulos de cancelamento de eco da série VPMOCT.

As placas analógicas e os outros modelos para o PCI Express estão previstos para o segundo e terceiro trimeste de 2007.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Lançado o FreePBX 2.3.0 beta1

Foi lançado oficialmente o programa do pacote 2.3 beta com alguns novos aprimoramentos do módulo de atualização online, onde os patches são baixados online para toda a aplicação.




Resumo das principais características novas da versão 2.3:

- atualização online do módulo do núcleo (core) e do restante das aplicações

- VmX™ Locater, uma nova característica avançado para o Correio de voz/siga-me onde cada usuário pode ter a sua URA personalizada. Isto pode ser controlado pelo usuário no portal ARI.

- controle da música de espera baseado no roteamento de ligações entrantes e saintes

- nova estratégia de ring para o siga-me e para os grupos de ring

- tempo de ring definido por ramal que sobrepõe ao parâmetro global

- módulo de controle para dia/noite

- suporte para o Asterisk 1.4